Fórum vai discutir agroindústria
Edna Mendes
De Cornélio Procópio
A agroindrustrialização na região de Cornélio Procópio será o tema do 1º Fórum da Agroindústria que acontece hoje a partir das 13h30, no Centro Cultural de Cornélio Procópio. Cerca de 500 pessoas, entre empreendedores, técnicos e produtores de 23 municípios estão sendo aguardados para o evento. Os secretários de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Antonio Poloni, e da Indústria e Comércio e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Francisco Sciarra, também devem participar do fórum.
Paralelo ao encontro acontece ainda a 1º Exposição de Produtos e Equipamentos para Agroindustrialização, onde estarão expostos máquinas, equipamentos e produtos industrializados de cerca de 20 empresas do setor. A exposição prossegue até domingo na rua Jorge Haddad, 726.
As palestras do fórum vão abordar as exigências legais e ambientais para a produção e comercialização de produtos de origem animal e vegetal, além de oferecer informações sobre as linhas de crédito disponíveis para construir uma agroindústria.
A primeira palestra do Fórum da Agroindústria será realizada pelo agrônomo Leomar Luiz Prezotto que falará sobre Agroindústria de pequeno porte para o desenvolvimento local e agricultura familiar. Em seguida, o agrônomo Luiz Gusi, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) vai apresentar o programa Fábrica do Agricultor e detalhar uma série de nichos de mercados que podem ser explorados pelos empreendedores.
O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de Londrina, Samir Cury, e o diretor de Abstecimento de Londrina, Valmor Venturini, fazem palestra sobre Experiência e Prática da Secretaria de Agricultura de Londrina nos aspectos sanitários e marketing. No final do encontro será apresentado um painel sobre Crédito para Agroindústria de Pequeno Porte no Banco do Brasil, Banestado, Caixa, HSBC e Sicredi.
O prefeito de Cornélio Procópio, José Antonio Otoni da Fonseca (PMDB) disse que está entusiasmado com o evento porque através dele serão abertas mais oportunidades de renda e emprego. Cornélio Procópio tem todos os requisitos para se tornar referência na agroindústria. O município se destaca por ser grande produtor de grãos, frutas e olerícolas, frisou.





