A crise do coronavírus tirou a renda de muitas famílias, e diante da dificuldade que elas enfrentam de arcar até mesmo com despesas básicas, como água, luz e telefone, fornecedores estão ampliando os benefícios e prazos de pagamento e abrindo canais de negociação com o cliente.

“Como não tem uma determinação legal sobre isso, estamos instruindo as pessoas a negociarem direto com o fornecedor da empresa para ver a melhor forma de não entrar em endividamento”, orienta Gustavo Richa, coordenador do Procon Londrina.

LUZ

Atendendo a MP (Medida Provisória) 950/2020, a Copel estendeu a faixa de consumo para famílias que têm isenção da cobrança de energia elétrica. Agora, quem consome de 121 kWh a 220 kWh não pagam pela energia consumida no mês, apenas os tributos, encargos e iluminação pública. A medida vale para o consumo de energia elétrica de 1º de abril a 30 de junho.

A companhia estima que 290 mil famílias serão beneficiadas pela medida no Estado, sendo que 160 mil delas já tinham isenção total por consumirem até 120 kWh fazerem parte do programa Luz Fraterna. Não é necessário fazer nenhum cadastro para usufruir do benefício, todas as famílias inscritas na tarifa social automaticamente estarão isentadas nesse período, desde que não excedam o consumo mensal de 220 kWh.

ÁGUA

A Sanepar estendeu o prazo de pagamento das faturas da Tarifa Social, que beneficia cerca de 184 mil famílias do Estado, para 90 dias. A medida é válida desde o dia 25 de março. Beneficiários da tarifa social pagam R$ 15,56 ao mês (água e esgoto) para consumo de até 5 metros cúbicos.

TELEFONE

Para atender as necessidades dos clientes, as operadoras também implantaram medidas de flexibilização do pagamento de faturas.

Sercomtel: a operadora não lançou nenhuma campanha oficialmente, mas para clientes que ligam para negociar seus débitos nos telefones 10343 (Pessoa Física) ou no 0800 400 6262 (Pessoa Jurídica), uma das medidas adotadas pela Sercomtel é o adiamento do corte parcial do serviço – quando o cliente não pode ligar, mas pode receber chamadas – em até 30 dias. A operadora também está oferecendo novos planos de parcelamento da fatura.

Oi: a companhia está oferecendo o desbloqueio do serviço por uma semana para clientes que estiverem inadimplentes, postergação da data de vencimento das faturas de abril por 15 dias a pedido dos clientes e flexibilização da política de parcelamento sem multa para consumidores inadimplentes por até 90 dias. As medidas valem para Pessoas Físicas e pequenas empresas durante todo o mês de abril, mas podem ser prorrogadas. Os canais de atendimento da operadora estão disponíveis no link http://oi.digital/atendimento.

Claro: em caso de suspensão parcial por motivo de inadimplência, a operadora manterá a oferta de canais obrigatórios e de programadores que concordarem em disponibilizar de forma gratuita; disponibilidade de canais de notícias que autorizarem a disponibilidade gratuita na plataforma de streaming NOW Online, inclusive para clientes que não possuem TV por assinatura; manutenção de velocidade mínima para conectividade à internet, em casa ou no celular; manutenção da utilização do serviço de voz fixa residencial e do serviço de SMS para usuários móveis.

Em caso de suspensão total, a operadora informou que está fazendo esforços para manter os usuários em suspensão parcial pelo maior período possível, a depender da evolução do cenário de crise.

A companhia também estabeleceu políticas de renegociação de dívidas: flexibilização do “religue em confiança”, com até dez dias adicionais para regularização para clientes que acionarem a Claro e firmarem o pagamento após o vencimento; para casos de acúmulo de dívida e renegociação, parcelamento e extensão do prazo de pagamento da primeira parcela em até 10 dias da data do acordo para pessoa física e até 20 dias para pequenas empresas; e flexibilização do parcelamento de dívidas e readequação de planos. No caso de pequenas empresas que vêm sofrendo grande impacto da pandemia, a Claro afirmou que adotará ações negociais caso a caso. O atendimento é feito por meio do site www.claro.com.br, pelos aplicativos Minha Claro Residencial e Minha Claro Móvel, pelo WhatsApp (11) 99991-0621 (suporte).

Vivo: os clientes em situação de inadimplência, seja móvel ou fixo, incluindo telefonia fixa, banda larga e TV por assinatura, poderão parcelar seus débitos em até 10 vezes, sem cobrança de multa e juros adicionais sobre os acordos de parcelamento. Consumidores com débitos pendentes também poderão pedir a manutenção dos serviços por até 15 dias extras, desde que não ultrapasse o prazo do bloqueio total. A solicitação deve ser feita através dos canais digitais da Vivo, como o portal Vivo Regulariza Fácil, e/ou pelo Meu Vivo. As medidas têm validade durante todo o mês de abril, podendo ser prorrogadas pela Vivo.

Tim: clientes de planos pós-pagos, controle, segmento corporativo e ultra banda larga fixa TIM Live que entrarem em contato com a operadora no mês de abril poderão negociar o parcelamento das faturas em aberto – que hoje é de até seis meses – para até 10 vezes, sem multa e juros. A companhia oferece ainda o desbloqueio dos serviços interrompidos por inadimplência pelo prazo de seis dias no chamado “religa em confiança” para os clientes que comunicarem a quitação do débito. Para os clientes da ultra banda larga fixa TIM Live em regime de suspensão parcial, a operadora garante um período adicional de conexão em velocidade reduzida. Para os clientes pré-pagos de menor renda, os novos créditos de até R$ 20, terão a validade dobrada, estendida para 60 dias.