Carmem Murara
De Curitiba
A Ford Curitiba Incorporation – uma das quatro franquias brasileiras da mais famosa agência internacional de modelos, a Ford Models de Nova York, – decidiu ampliar seu leque de atuação e passou a oferecer para o mercado publicitário paranaense os departamentos voltados para crianças, atores e pessoas com mais de 35 anos. A tendência é mundial e tem sido adotada cada vez mais pelas franqueadoras da Ford Models no Brasil. Por enquanto, a agência curitibana está selecionando modelos que se encaixem nos demais perfis exigidos no mundo da propaganda.
A seleção de crianças que possam vir a fazer comerciais ou campanhas publicitárias praticamente já terminou, devido à quantidade de pais que levaram seus filhos de nove meses até 14 anos para fazerem o cadastro na agência. Foram registradas 60 crianças. Mas falta ainda completar o quadro de modelos com mais de 35 anos e de atores. ‘‘É mais difícil encontrar homens e até mulheres após os 40 anos que queiram fazer comerciais. Eles acabam se retraindo mais’’, comentou o responsável pela Ford Curitiba, Eduardo Almeida. Ele disse, no entanto, que esta faixa etária é responsável por quase 60% da demanda do mercado da propaganda.
A diversificação da oferta de modelos acabou sendo uma exigência das agências de publicidade e das produtoras paranaenses. Segundo Almeida, houve um aumento no número de produções locais, em detrimento dos trabalhos que eram concentrados apenas em São Paulo e Rio de Janeiro. Grandes empresas paranaenses, como O Boticário e Nutrimental, por exemplo, já concentram parte de suas produções publicitárias no Estado.
Para se tornar um modelo, as pessoas não precisam ter experiência prévia. Mas todas passam por uma seleção feita pelos profissionais da Ford.