Agência Folha
De Londres
A Ford britânica anunciou ontem que está cortando 1.500 funcionários de sua fábrica na cidade de Essex, ao norte de Londres. Paralelamente, a montadora norte-americana anunciou que vai iniciar uma completa reavaliação de suas operações na Europa, o que sugere que novas demissões podem surgir.
As drásticas medidas são resultado do decepcionante desempenho da empresa no ano passado na Europa. Os lucros caíram para 29 milhões de libras (cerca de R$ 80 milhões), pouco se comparado aos resultados de 1998, quando foram de 200 milhões de libras (cerca de R$ 580 milhões). ‘‘O desempenho financeiro da Ford no ano passado foi inaceitável , afirmou o presidente da Ford européia, Nick Scheele.
O resultado direto da redução no número de funcionários da Ford em Essex será a queda no ritmo de fabricação do Fiesta, principal modelo produzido na unidade. A previsão é que a produção diária do Fiesta seja reduzida das atuais 1.200 unidades para 650.
O problema da fábrica, segundo admite a própria empresa, é a capacidade ociosa de produção. No ano passado, a unidade de Essex produziu 1,7 milhão de unidades do Fiesta, quando teria a possibilidade de produzir 2,5
milhões.
‘‘Nós consideramos que este é o momento ideal para que a Ford resolva sua situação de supercapacidade produtiva , disse Scheele. O processo de reestruturação da Ford européia já dura quase um ano e meio. Neste período, a empresa fechou algumas unidades menores e fez cortes pequenos de pessoal – mas nada comparado ao número anunciado ontem.