Folha recebe ISO 9002 internacional
A Folha de Londrina/Folha do Paraná, mais uma vez em caráter pioneiro, recebe certificado ISO com validade internacional. Ela foi certificada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, que acaba de se tornar membro da IQNet (The International Certification Network). Por isso, as certificações que outorga passam a ser reconhecidas no exterior. A certificação da Folha é no âmbito da norma ISO 9002 e abrange a elaboração do jornal, incluindo redação, pré-impressão, circulação, produção de anúncios, venda de anúncios, anúncios e classificados.
A Folha recebe seu certificado juntamente com outras 28 empresas do Paraná. No total, 325 organizações, de diferentes setores e Estados, estarão recebendo os certificados com validade internacional. A cerimônia de entrega, que também será alusiva ao ingresso da Fundação Vanzolini na IQNet, acontecerá hoje, às 17 horas, no Renaissance Hotel (Salão das Américas), na rua Haddock Lobo, 715, em São Paulo.
Do total de certificados a serem entregues, 320 referem-se à série ISO 9000 (9001/9002/9003); três, à ISO 14001 (sistemas de gestão ambiental); e dois, à QS-9000 (norma voltada à indústria automobilística, referente aos fornecedores da Ford, GM e Chrysler). A Fundação Vanzolini é o maior organismo nacional de certificação de sistemas de gestão, explica o diretor de Certificação da entidade, José Joaquim do Amaral Ferreira.
Criada em 1967, a Fundação Vanzolini, ligada ao Departamento de Engenharia e Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), é uma instituição civil sem fins lucrativos. A entidade, que completa 31 anos este mês, foi fundada com o objetivo de difundir conhecimentos na área de Engenharia de Produção e Administração Industrial. Em convênio com a USP, a fundação tem acesso a laboratórios e recursos humanos altamente especializados, que podem ser mobilizados em seus trabalhos para a iniciativa privada.
A Vanzolini, em 1992, foi a primeira entidade do Brasil credenciada pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) para a certificação de sistemas de garantia da qualidade. As normas ISO, que nasceram na Europa em 1987, chegando ao Brasil em 1990, passaram, de imediato, a ter certificados com validade nacional outorgados pela fundação. Em 1997, a entidade também foi credenciada para realizar certificações no âmbito das normas ISO 14001 e QS-9000. A partir de agora, com seu ingresso na IQNet, todos os seus certificados passam, também, a ter validade internacional.
A IQNet é uma rede internacional composta pelas mais importantes entidades certificadoras de 25 países. Assim, os certificados da Fundação Vanzolini passam a contribuir de forma efetiva para que as empresas brasileiras tenham maior facilidade para exportar seus produtos, salienta Melvin Cymbalista, vice-presidente da entidade. A finalidade da IQNet é justamente a de assegurar aceitação internacional aos certificados emitidos por seus membros. Aproximadamente 50% do número total de certificados de sistemas de gestão emitidos no mundo foram gerados por organismos pertencentes à IQNet. Ao ingressar nessa rede, o Brasil dá mais um passo para ampliar a sua presença na economia globalizada, ressalta o vice-presidente da Fundação Vanzolini.
O mercado O Inmetro tem a responsabilidade de credenciar os organismos certificadores e de monitorá-los. O Brasil tem 17 organismos certificadores no âmbito das normas ISO 9001/2/3, cinco de 14001 e quatro de QS-9000. A Vanzolini emite certificados nesses três segmentos. Além disso, certifica produtos e avalia meios de hospedagem.
Em todo o território brasileiro, há cerca de 2.600 empresas certificadas. Esse número tende a aumentar, à medida que crescem as exigências dos países importadores, diante do alto grau de competitividade da economia globalizada.





