A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) realiza hoje, em Joinville (SC), o Simpósio Aberje de Comunicação Empresarial. Durante o evento, acontece a solenidade de entrega do Prêmio Aberje Regional Sul 97, que reconhece ‘‘cases’’ e peças de comunicação de empresas e agências do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Único jornal premiado, a Folha de Londrina/Folha do Paraná ganhou o prêmio ‘‘Mídia do Ano em Comunicação Empresarial - Jornal’’ na Região Sul do Brasil, além do prêmio ‘‘Internet’’, pela inovação tecnológica de seu site na rede mundial de computadores.
Dezesseis empresas de diversos setores foram premiadas pela Aberje. A revista Amanhã, editada em Porto Alegre, ganhou o prêmio ‘‘Mídia do Ano em Comunicação Empresarial - Revista’’. A Copesul, do setor petroquímico do Rio Grande do Sul, teve três trabalhos premiados: ‘‘Boletim Interno’’, ‘‘Calendário Institucional’’ e ‘‘Publicação Especial’’. A Brasmotor ganhou dois prêmios, nas categorias ‘‘Relatório de Administração’’ e ‘‘Vídeo de Comunicação Externa’’.
Promovido pela Aberje há 23 anos, o Prêmio é considerado o mais importante da comunicação empresarial brasileira e abrange 20 categorias. Os ganhadores de cada uma das seis regionais da entidade irão concorrer, em outubro, ao Prêmio Aberje Nacional.
Com sede em São Paulo, a Aberje tem 30 anos de existência. O Simpósio, que acontece hoje em Santa Catarina, busca evidenciar a comunicação como instrumento de gestão estratégica e área de resultado nas organizações, à luz de fatores como globalização, qualidade, competitividade, democratização e organização da sociedade.
Destinado principalmente a profissionais de comunicação que atuam em empresas, agências e veículos, o Simpósio Aberje será dividido em dois painéis: ‘‘As relações entre empresas e imprensa’’ e ‘‘A comunicação interna como instrumento de gestão’’.
A abertura do evento será feita às 9h pelo presidente da Aberje, Ruy Martins Altenfelder Silva. O palestrante Carlos Alberto Sardenberg, analista econômico do SBT e da Rádio CBN, começa a falar às 9h15. Os comentários serão de Nelson Possamai, gerente geral de manufatura da Multibrás S.A. Eletrodomésticos.
A palestra de José Eduardo Gonçalves, gerente de comunicação corporativa da Andrade Gutierrez, é às 11h e tem como comentarista Luiz Meneghim, diretor de redação de A Notícia. Na parte da tarde, Antônio Alberto Prado, diretor de comunicação da OPP Petroquímica Grupo Odebrecht, faz palestra a partir das 14h e tem como comentarista Ernesto Heinzelmann, diretor superintendente da Embraco - Empresa Brasileira de Compressores S.A.
O assessor de comunicação da CHESF, Sérgio Xavier, faz palestra às 15h45. Os comentários serão de Paulo Caputo, diretor da Datasul. O moderador de todas as palestras será o secretário executivo da Aberje, Paulo Nassar. A cerimônia de entrega do Prêmio Aberje Regional Sul 97 acontece às 18h30.

mockup