O Grupo Folha de Londrina está lançando um novo projeto voltado para o setor imobiliário de Londrina e região. O Folha Imóveis by Imoblist é um portal destinado a compra e locação de imóveis, reunindo quase 50 imobiliárias e corretoras da cidade. Ao acessar o portal, o cliente vai poder buscar o imóvel que ele deseja de forma mais rápida e simples, já que vai ter acesso a um catálogo de casas, apartamentos ou terrenos que se encaixa no perfil que ele procura. O Folha Imóveis já conta com mais de 20 mil imóveis cadastrados e, até o final do ano, o objetivo é ampliar para 35 mil imóveis disponíveis em mais de 200 empresas e profissionais que atuam no setor imobiliário.

Marcos Antônio Santos, gerente de Produtos Digitais da Folha de Londrina, explica que o jornal já teve um portal de imóveis e que existia uma grande demanda pela retomada desse projeto. Ele destaca que a principal dificuldade era a falta de um sistema que conseguisse integrar todos diferentes tipos de CRM (Customer Relationship Management) usados pelas imobiliárias, que é a tecnologia utilizada para divulgar os imóveis dentro de um site.

Carlos Miranda, da Imoblist, e o gerente de produtos on-line do Grupo Folha de Londrina, Marcos Santos
Carlos Miranda, da Imoblist, e o gerente de produtos on-line do Grupo Folha de Londrina, Marcos Santos

A partir disso, o gerente explica que uma parceria firmada com a Imoblist resolveu o problema e tornou o trabalho mais rápido e dinâmico, já que toda a parte de implementação e de integração das imobiliárias a esse portal de imóveis é desenvolvida pela startup maringaense. Lançado oficialmente nesta quarta-feira (30), o portal Folha Imóveis já nasce com mais de 20 mil imóveis cadastrados de 47 imobiliárias de Londrina, tanto para venda quanto para locação. O portal pode ser acessado através do endereço imoveis.folhadelondrina.com.br.

Santos destaca que o Folha Imóveis já é o segundo portal em número de imóveis cadastrados de Londrina e até o final do ano a expectativa é de assumir a liderança na cidade, com ao menos 35 mil imóveis disponíveis para venda e locação. “É um portal de Londrina feito para Londrina, que atende a demanda da população da cidade”, ressalta. Por enquanto, o gerente explica que a meta é alavancar ainda mais o portal dentro de Londrina para, então, expandir para outras cidades da região, como Cambé, Ibiporã, Rolândia e Arapongas.

Ao entrar no Folha Imóveis, o cliente vai poder filtrar as características que ele deseja no imóvel, como para venda ou locação, casa ou apartamento, número de banheiros e de quartos, dentre outros filtros, que fazem com que a busca seja mais certeira de acordo com o interesse do consumidor. “No portal já tem todas as fotos e informações do imóvel e os telefones da imobiliária, assim como ele pode preencher um formulário com os dados e a imobiliária retorna o contato”, explica, acrescentando que as principais imobiliárias da cidade já estão fazendo o anúncio no Folha Imóveis.

Além de pesquisar os imóveis pelas características, o usuário também pode optar por buscar através de um mapa, em que ele seleciona o bairro desejado e todas as casas ou apartamentos na região vão aparecendo conforme ele vai ampliando o mapa. Além do portal da Folha, todos os imóveis também estão presentes no site da Imoblist, disponível em: imoblist.com.br.

Como vantagem para os clientes, Marcos Antônio Santos destaca dois pontos principais: a facilidade em ter acesso a diversas possibilidades de imóveis dentro de um único local e a credibilidade do portal. Segundo o gerente, os consumidores não vão precisar mais entrar no site de diversas imobiliárias para achar o imóvel que desejam, já que o objetivo é ampliar cada vez o número de profissionais do ramo anunciando dentro do portal. Como segundo ponto, a credibilidade vem através da segurança dos anúncios que, diferente de outras plataformas, não permite a divulgação de pessoas físicas, apenas de imobiliárias ou corretores, o que evita a possibilidade de golpes.

De acordo com o gerente, dentro do portal há uma opção para novas imobiliárias que desejam anunciar os imóveis na plataforma, sendo necessário apenas preencher alguns dados para que a equipe da Folha entre em contato. “O setor imobiliário sempre foi algo muito importante para a Folha de Londrina desde a época dos classificados, em que a gente chegou a ter um caderno com mais de 20 páginas só de imóveis e as pessoas faziam fila para anunciar no jornal. Por ser um veículo com credibilidade local, a Folha tem a necessidade de estar junto ao setor imobiliário porque ela ajudou a contar a história de Londrina e do crescimento da cidade”, ressalta.

Ferramenta de negócios

José Nicolás Mejía, superintendente do Grupo Folha de Londrina, explica que o portal foi criado para prestar um serviço ao setor imobiliário de Londrina através de um tecnologia que permitiu que, em menos de 40 dias, o Folha Imóveis tivesse mais de 20 mil imóveis cadastrados. “É uma ferramenta que a gente está disponibilizando com o intuito de ser o maior portal de imóveis de Londrina e região, unindo a marca, o reconhecimento e o respeito que a Folha de Londrina tem na divulgação e na parceria com esse segmento [imobiliário] com a tecnologia inovadora do Imoblist”, destaca.

Segundo Mejía, a visibilidade para o setor imobiliário também vem através do jornal impresso e digital da Folha de Londrina e do Portal Bonde, que pode trazer um alto retorno para essa nova ferramenta de geração de negócios. Para os clientes que buscam imóveis para comprar ou alugar, o superintendente ressalta que o portal traz uma grande variedade e disponibilidade de opções. “É um portal que vai permitir muito mais agilidade na realização de negócios imobiliários”, pontua.

Necessidades locais

Sócio fundador da Imoblist, Carlos Miranda explica que a startup surgiu em 2019, em Maringá, com o objetivo de oferecer soluções tecnológicas e inovadoras para o mercado imobiliário. Segundo ele, o foco da empresa era atuar em cidades de pequeno e médio porte por conta da baixa concorrência. Entretanto, após uma conversa com representantes da Folha, eles enxergaram uma nova possibilidade de mercado. “Através dessa parceria [com a Folha], é como se a gente dividisse para somar e oferecer aquilo que é melhor para o mercado imobiliário, que é um portal regional”, destaca.

Miranda ressalta que é mais fácil para o consumidor buscar em um único local o imóvel que ele deseja do que ter que entrar no site de cada uma das imobiliárias. Apesar de já existir portais semelhantes, ele destaca que o Folha Imóveis tem alguns diferenciais. “Existe um conjunto de benefícios para as imobiliárias, como o preço mais justo, maior força local em um portal que é ‘da casa’ e sem o anúncios de pessoas particulares, apenas de profissionais habilitados do mercado imobiliário”, afirma, ressaltando que essa decisão ajuda a evitar a ação dos golpistas.

“Essa parceria tem o potencial para colaborar com o mercado imobiliário, valorizar aquilo que é ‘de casa’ e criar soluções para fomentar negócios no setor de imóveis à nível local. Quando você tem um portal de Londrina, você entende do mercado local e as suas necessidades, podendo desenvolver ideias que são mais aderentes ao mercado local”, pontua.

Comodidade

Marcello Scandelae é diretor da Imobiliária Veneza, que atua no mercado de imóveis há mais de 40 anos, e destacou a parceria de longa data com a Folha de Londrina por conta da credibilidade que o veículo passa para os assinantes e leitores. Para o corretor, o portal é uma forma de trazer mais comodidade para o cliente, que pode encontrar o imóvel que ele quer de maneira mais simples e rápida. “O nosso intuito [de anunciar no Folha Imóveis] foi facilitar a vida dos clientes que buscam imóveis em Londrina e, com isso, aumentar a velocidade de venda e locação dos imóveis”, explica.

Marcello Scandelae, diretor da Imobiliária Veneza
Marcello Scandelae, diretor da Imobiliária Veneza | Foto: Bruno Ferraro

Segundo ele, ainda existem pessoas que vão presencialmente até a imobiliária em busca de um imóvel, mas Scandelae reforça que o mercado digital já é uma realidade e uma das principais formas de negócio. “Eu acredito que por ser uma iniciativa que nasceu aqui, as pessoas podem ter mais facilidade de achar um imóvel”, destaca, acrescentando que a tendência é que o Folha Imóveis seja o motor principal de busca de imóveis na região. Marcello Scandelae também elogiou o design e a navegabilidade do portal, pontuando que a experiência do usuário ao buscar um imóvel vai ser muito positiva.

Facilitador na busca por imóveis

A credibilidade que a Folha tem em toda a região de Londrina foi o que motivou Wagner Lopes Redon, proprietário da Imobiliária Inglaterra, que está há mais de 20 anos no mercado, a participar do projeto. O corretor enxerga o portal como um facilitador na busca por imóveis, já que o usuário pode consultar as características e fotos e depois fazer o contato com a imobiliária ainda dentro do site, seja por meio do telefone ou através de um formulário.

Imagem ilustrativa da imagem Folha lança portal voltado para o mercado imobiliário de Londrina
| Foto: Wagner Lopes Redon, proprietário da Imobiliária Inglaterra

“Eu acredito que quando uma pessoa vai buscar um imóvel, ela vai dar prioridade para o que é da região, ainda mais quando vê o nome da Folha de Londrina envolvido, que tem um peso, então o portal vai se tornar uma ferramenta muito importante para o consumidor londrinense”, pontua.

Rapidez

Gerente de marketing e responsável pela gestão de tecnologia na Imobiliária Raul Fulgêncio, Edson Golfete, destaca que o principal objetivo da parceria é a venda e locação dos imóveis, que pode ser impulsionada pela marca da Folha de Londrina. Ele destaca que o londrinense tem a característica de ser “bairrista”, valorizando as ações e projetos que são locais. “Nós temos outras plataformas a nível nacional, mas ter um portal específico de Londrina vai fazer com que a pessoa que esteja interessada em alugar ou comprar [um imóvel] opte por essa opção por toda essa questão de proximidade com a cidade”, aponta.

Golfete destaca que os corretores de imóveis e as imobiliárias são agentes de desenvolvimento por conta da função que eles exercem, então ter um filtro contra pessoas físicas e possíveis golpistas traz ainda mais segurança ao portal. “Um detalhe importante é que quando uma pessoa tem interesse em um imóvel, o contato que ela faz através do portal chega direto para a imobiliária, que já coloca um corretor em contato com o cliente”, explica. Segundo o gerente, a resposta ao consumidor após esse primeiro contato é rápida, o que pode ajudar a conquistar o cliente.