FMI e Bird são alvo de protesto
Monica Yanakiew
Agência Estado
Faltam cinco dias para a realização de duas grandes manifestações contra o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (Bird) em Washington. Mas os protestos convocados por uma coalizão de 400 sindicatos, organizações não-governamentais e grupos estudantis e religiosos já mobilizaram 70 pessoas no domingo e resultaram na prisão de sete manifestantes ontem.
No próximo dia 16 quando começa o encontro de ministros, representando os 182 países membros das duas organizações mais de dez mil pessoas sairão às ruas, para criticar as políticas das duas instituições financeiras e também os baixos salários nas economias ricas e pobres.
O protesto de ontem foi contra os empréstimos do Bird, para financiar projetos de mineração e de exploração de petróleo e gás. O grupo de meia centena de pessoas amanheceu em frente à sede do banco (que fica em frente ao prédio do Fundo) a bordo de um caminhão, bloqueando o trânsito na rua. Dois manifestantes foram presos enquanto tentavam escalar o prédio do Bird para erguer uma bandeira de protesto.





