As entidades ligadas ao comércio e ao setor de bares e restaurantes locais avaliaram positivamente a flexibilização das medidas restritivas de combate à pandemia por ocasião do Dia dos Namorados, comemorado no último sábado (12).

Imagem ilustrativa da imagem Flexibilização no Dia dos Namorados foi positiva, dizem entidades
| Foto: Gustavo Carneiro/02-06-21

Na última sexta-feira, o decreto do governo estadual que prorrogou o toque de recolher até o dia 30 de junho abriu exceção para o fim de semana (dias 12 e 13), quando bares e restaurantes puderam abrir até às 23 horas com 50% da ocupação.

E um decreto municipal permitiu que o comércio da cidade funcionasse na sexta-feira (11), véspera da data comemorativa e feriado do Sagrado Coração de Jesus. A folga seria compensada nesta segunda-feira (14). No sábado (12), o comércio pôde funcionar das 9 horas às 18 horas.

"A gente ainda não tem números, mas foi muito positiva a abertura porque é uma data importante para o comércio", disse Ângelo Pamplona, diretor comercial da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina). "O feriado era na véspera, então tivemos um bom fluxo de vendas tanto na sexta quanto no sábado. Nesse momento que estamos passando, qualquer venda extra é bem vinda", ele continua. Para ele, a abertura no feriado também permitiu que os lojistas tivessem mais tempo para vender e não enfrentassem aglomeração nos estabelecimentos.

Uma pesquisa contratada pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná), em parceria com a Acil antes do Dia dos Namorados mostrou que 39% dos comerciantes entrevistados esperavam um crescimento de 3,2% nas vendas do Dia dos Namorados em relação ao ano passado. Na avaliação de Pamplona, a previsão, ainda que mostre um consumidor cauteloso, é positiva e deve ser atingida.

A pesquisa da Faciap também entrevistou os consumidores sobre o local onde pretendiam comemorar o Dia dos Namorados. A maioria dos londrinenses afirmou que fariam suas celebrações em casa (80%), mas 20% disseram que comemorariam a data em restaurantes.

Presidente da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) Norte do Paraná, Leonardo Leão afirma que houve movimento nos bares e restaurantes da cidade durante todo o fim de semana. "É uma data muito importante para todo o setor. A gente já esperava a movimentação que teve neste final de semana. Começou na sexta-feira e só terminou no domingo."

Segundo Leão, a flexibilização foi importante não apenas para a data, mas para que os empresários do setor pudessem aumentar suas receitas e equilibrar suas contas. "Essa flexibilização que o governo deu para a gente foi de grande valia, uma vez que o setor estava dependendo de um dia de bastante movimentação para conseguir arcar com algumas contas essenciais. O setor só vai voltar a sobreviver quando a gente tiver um pouco de flexibilização de horários", pontuou.

Na visão do presidente da entidade, entretanto, a flexibilização até 23 horas deveria ser estendida para todos os dias. "Essa decisão em relação ao Dia dos Namorados, de deixar a gente trabalhar até 23 horas para não ter aglomerações e tumultos, a Abrasel enxerga um pouco incoerente. Essa é a mesma argumentação que a gente apresentou para poder trabalhar todos os dias até 23 horas. Esperamos conversar com o Estado, com o prefeito, para que exista um pouco mais de coerência nos próximos decretos. Quem está vivendo intubado, à base de oxigênio, são os pequenos e médios empresários que estão dependendo das decisões políticas para que consiga desenvolver o próprio trabalho."