SÃO PAULO - O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) fechou a 1ª quadrissemana de dezembro com deflação de -0,03%. O resultado é o menor índice quadrissemanal e o único negativo registrado desde março de 1986, quando a Fipe passou a divulgar a inflação quadrissemanal no município de São Paulo.
Segundo um dos coordenadores do IPC da Fipe, Heron do Carmo, a perspectiva é fechar este mês com uma inflação em torno de zero. Se o índice mensal ficar abaixo de 0,15%, a inflação no ano poderá ser inferior a 10%. ‘‘Desde o governo Juscelino, na década de 50, não temos uma inflação anual tão baixa.’’
Mesmo que o governo decida reajustar entre 4% e 5% os preços dos combustíveis em dezembro, o quadro não deve se alterar muito, diz o economista. Nas suas contas, o impacto do aumento nos preços dos combustíveis deve pressionar em 0,10 ponto porcentual a inflação deste mês. ‘‘Mas é de mau gosto o governo fazer isso no final do ano.’’ Em 97, a perspectiva é de o IPC ficar em 6%, com variações mensais abaixo de 0,5%.

mockup