Fipe eleva previsão de índice de fevereiro para 1,5%
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2003
Agência Estado 
São Paulo O coordenador da Pesquisa de Preços da Fipe, Heron do Carmo, elevou ontem a sua previsão de inflação para fevereiro de 1% para 1,5%. Segundo ele, essa revisão deve-se basicamente ao comportamento dos preços de hortifrutigranjeiros e vestuário. De acordo com Heron, alguns produtos desse segmento como alface, abobrinha e tomate, entre outros têm apresentado taxas elevadas de alta na ponta, variando de 8,5% a 30%, no caso do tomate, na comparação da terceira semana de fevereiro com a mesma de janeiro. Esses preços contribuíram para que o subgrupo in natura se elevasse de uma patamar de alta de 5,17% na segunda quadrissemana de fevereiro para 7,65% na terceira quadrissemana. ''Esse aumento na ponta acabará afetando o resultado do mês'', afirma.
O grupo vestuário chegou a surpreender o economista ao fechar a terceira quadrissemana com alta de 0,62%, ante 0,42% na medição anterior. ''Eu esperava que nesse período os artigos de vestuário tivessem queda por causa das liquidações, mas as roupas masculinas subiram de 0,61% para 1,6%.'' A inflação prevista para fevereiro, mesmo podendo fechar acima do esperado por Heron do Carmo, ficará bem abaixo dos 2,19% registrados em janeiro.
De acordo com ele, a partir de março a inflação deverá recuar ainda mais, ficando abaixo de 1%. ''O cenário só será alterado se houver novos aumentos dos combustíveis'', disse o economista, uma vez que no mês que vem a inflação estará livre das pressões sazonais e não contará com novos reajustes de preços administrados.


