Fim da greve de bancários pode ser decidido hoje
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 08 de outubro de 2010
Mariana Schreiber<BR>Folhapress 
São Paulo - Bancos e bancários se reúnem hoje, às 11h, em São Paulo, para negociar o reajuste salarial da categoria e tentar por fim à greve que completou ontem dez dias. Os bancários querem aumento de 11%, valorização dos pisos salariais e maior participação nos lucros, entre outras reivindicações.
Por enquanto, os bancos garantiram a reposição da inflação (4,29%). Uma nova proposta apresentada hoje só será avaliada pelos bancários em assembleias na quarta-feira.
De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), 8.278 agências não funcionaram ontem - 42% das 19,8 mil que existem no País.
A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) não divulgou estimativa.
Segundo o presidente da Contraf, Carlos Cordeiro, metade das agências é de bancos públicos e a outra metade, de bancos privados.
No Paraná
O Bradesco conseguiu um novo interdito proibitório na Justiça para reabrir as agências de Curitiba ontem. No final de setembro, o banco já havia reaberto as agências da Capital também por meio de um interdito. O Sindicato dos Bancários de Curitiba entrou com mandado de segurança na Justiça e, em 1º de outubro, as agências voltaram a fechar. Além do Bradesco, Itaú e HSBC têm liminares que garantem o funcionamento das agências.
De acordo com informações do Sindicato, o HSBC teria transportado funcionários de helicóptero do Parque Barigui, em Curitiba, até o centro administrativo do Xaxim ontem de manhã. O transporte tinha sido proibido por uma liminar obtida em 1º de outubro. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) impediu o acesso dos funcionários ao centro administrativo ontem.
Ontem, a greve atingia 570 agências e 18,6 mil trabalhadores. Em Curitiba, eram 241 agências e nove centros administrativos parados com 14 mil bancários de braços cruzados. (Com Andrea Bertoldi)


