Fiep reforça importância da produção sustentável
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 04 de junho de 2007
Érika Zanon<br> Reportagem Local 
Apesar de ter o foco mais voltado nas médias e grandes empresas, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) apóia a produção ecologicamente correta também entre os pequenos empresários. ''A Fiep tem feito esforços em levar a mensagem ambiental para toda a comunidade, principalmente para as indústrias'', comentou Roberto Gava, coordenador do Conselho Temático de Meio Ambiente da entidade.
Ele salientou que a preocupação com a natureza deve estar presente na vida de todas as pessoas e que todos precisam mudar o comportamento, pois ''o planeta não aguenta mais agressões''. Na opinião dele, as iniciativas devem e podem partir, inclusive, dos pequenos empresários e artesãos. ''Apenas duas pessoas no mundo podem mudar o comportamento em prol da natureza: a física e a jurídica'', ironizou, mostrando a responsabilidade de cada cidadão.
Entre as boas iniciativas que acontecem no Estado, Gava citou o processo de reciclagem de materiais (de lixo) que tem sido cada vez mais forte. ''Reciclar é uma forma de contribuir para a nossa sobrevivência'', acrescentou.
Conferência - Gava destacou que o Paraná é um dos estados onde a preocupação com a preservação ambiental e a produção sustentável está mais disseminada. Ele adiantou que este mês acontecerá a 1 Conferência da Indústria Brasileira para o Meio Ambiente, entre os dias 13 e 15, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e que os empresários paranaenses já se reuniram e montaram a pauta que será apresentada e defendida no evento.
Os industriais se posicionaram a respeito de oito temas: reserva legal e áreas de preservação permanente; áreas protegidas; gerenciamente de resíduos; mudanças climáticas; plano nacional de recursos hídricos; cobrança pelo uso da água; licenciamento ambiental e relações institucionais.
A preocupação do Estado com o tema meio ambiente recebeu elogios do analista da CNI, Alexandre Mello. Em nota, a assessoria de imprensa da Fiep, disse que Mello, que está acompanhando as discussões em todas as federações elogiou como o Paraná está conduzindo o processo. ''Aqui os empresários estão reunidos e todos participam de todas as discussões. Já fui em encontros em que cada tema era tratado em uma sala diferente, o que não permitia uma variedade de opiniões e propostas'', disse.


