O Sistema Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) lança nesta segunda-feira (31) um projeto que tem o objetivo de aumentar a exposição e as vendas da indústria do vestuário paranaense na internet. Chamado de LookModa, o projeto consiste em um portal que funcionará como uma plataforma de marketplace (shopping virtual) voltada às empresas do ramo de confecções e de artigos do vestuário, tanto para vendas no atacado quanto no varejo.

Imagem ilustrativa da imagem Fiep lança marketplace para setor do vestuário
| Foto: Gelson Bampi/Agência Fiep

A ferramenta se propõe a ser uma espécie de porta de entrada para a digitalização do varejo atacadista do Paraná, em um momento em que todos os segmentos da indústria estão tendo de se reinventar para atender às mudanças de comportamento dos consumidores. "Queremos encurtar a distância entre indústrias, pequenos empreendedores, comércios, shoppings e o consumidor final”, destaca o presidente da Fiep, Carlos Valter Martins Pedro.

Dentre as vantagens do marketplace, está a de reunir em um só lugar diversos produtos e a ampla divulgação. O empresário também não precisa se preocupar com a gestão da plataforma - administrativa, financeira (meios de pagamento), logística e tecnológica -, que já é uma contrapartida do produto.

Montar uma estrutura de e-commerce demanda ainda investimentos, além de conhecimento em tecnologia, o que nem sempre está ao alcance das empresas, especialmente das micro e pequenas.

Segundo a Fiep, o setor de confecções, vestuário e acessórios foi escolhido para ser o primeiro para o projeto pela sua representatividade. É o segundo maior empregador de mão de obra na indústria de transformação paranaense, com mais de 50 mil contratados, atrás apenas do setor alimentício (198 mil), respondendo por 7,7% da força de trabalho, conforme informações do Novo Caged de março deste ano. De acordo com dados do Ministério da Economia (RAIS 2019), dos 3.748 estabelecimentos do gênero no estado, 3.680, ou 98%, são empresas de pequeno porte.

O coordenador do Conselho Setorial da Fiep, Valdir Antonio Scalon, diz acreditar que o LookModa vai estreitar o relacionamento das marcas com os consumidores. “Esse canal de vendas agiliza etapas porque favorece a visibilidade dos produtos no detalhe, possibilita comparar preços e condições de compra em alguns cliques e reduz gastos com deslocamento”, explica. “Essa versatilidade do marketplace dinamiza os negócios e também aumenta significativamente a lucratividade, o que é fundamental neste momento de retomada para mantermos os empregos e crescermos cada vez mais”, completa.

As indústrias interessadas em fazer parte do LookModa podem procurar o representante de seu sindicato ou acessar, somente a partir da próxima segunda-feira (31), o site www.lookmoda.com.br, onde encontrarão as informações para aderirem ao projeto.

O lançamento oficial do projeto LookModa será transmitido numa live na próxima segunda-feira (31/5), às 9 horas, pelo Canal da Indústria, no Youtube.