FHC anuncia hoje incentivos agrícolas
PACOTE
FHC anuncia hoje incentivos agrícolas
No seu programa de rádio, ontem, presidente disse que as medidas visam facilitar o acesso ao crédito para os pequenos
Augusto Gazir
Agência Folha
O presidente Fernando Henrique Cardoso lança hoje um pacote de medidas para incentivar o setor agrícola. O governo pretende facilitar o acesso ao crédito para os pequenos agricultores e incentivar o investimento estrangeiro no setor
agrícola.
O programa Brasil Empreendedor chega ao setor agrícola para gerar e
manter 4 milhões de postos de trabalho, afirmou o presidente. Segundo
ele, os objetivos do pacote são reduzir o custo da produção e aumentar as áreas de plantio.
FHC fez o anúncio de medidas em seu programa de rádio, Palavra do
Presidente.
A pesquisa vai lançar 30 novas variedades e cinco modelos de máquinas,
criadas por seus técnicos. A Embrapa vai aumentar o apoio ao agricultor, inclusive com modernas técnicas de combate e erradicação de pragas,
disse ele.
O presidente afirmou que o governo vai facilitar o acesso ao crédito. Os pequenos agricultores não precisarão mais apresentar aquela papelada toda no banco para provar que são bons pagadores. Vamos dispensar a apresentação de certidões negativas do Cadin, o cadastro de inadimplentes, para quem está quites com o fisco. É preciso confiar mais nas pessoas, completou.
FHC disse que os bancos oficiais serão parceiros no programa e que o
governo busca o apoio de instituições privadas e estrangeiras. O Conselho Monetário Nacional já autorizou a participação de investidores de outros países nas Bolsas de Futuro. Portanto, vamos contar também com investimento estrangeiro nos negócios do campo.
Segundo o presidente, essas são apenas algumas das medidas que serão
anunciadas hoje. Essa é a segunda versão do programa batizado pelo
governo de Brasil Empreendedor. No ano passado, FHC lançou um pacote de
apoio para as pequenas empresas.





