O porta-voz do Palácio do Planalto, embaixador Sérgio Amaral, admitiu ontem que o presidente Fernando Henrique Cardoso irá examinar qualquer proposta de aumento de impostos que o ministro da Fazenda, Pedro Malan, possa apresentar. ‘‘O presidente não tenciona fazer aumento de imposto, mas se o ministro Malan ou a área econômica trouxer ao presidente uma proposta de aumento de imposto ela será examinada’’ e o presidente ‘‘irá decidir’’, declarou Amaral, insistindo que até aquele momento nenhum estudo tinha chegado ao Planalto.
Na semana passada o presidente Fernando Henrique garantiu a um grupo de empresários paulistas que a proposta de reforma tributária e o ajuste fiscal que estão sendo elaborados pelo governo não incluiriam aumento de impostos. Na sexta-feira, em entrevista à imprensa, em Manaus, Fernando Henrique acrescentou a palavra ‘‘agora’’ à negativa de aumento de impostos.
Ontem foi a vez do ministro Malan declarar que a meta do governo é reduzir gastos mas que ele não descartava aumento de impostos. Indagado sobre essa possibilidade, o porta-voz do Planalto afirmou que se trata de ‘‘uma hipótese que o ministro pode ter levantado mas que não é do conhecimento do presidente’’. ‘‘E nem tal hipótese foi trazida a ele’’, reiterou Amaral, acrescentando que, se existe alguma razão, é preciso que o ministro Malan traga e discuta com ele para ver se há fundamento ou não. ‘‘Se for trazido, o presidente vai examinar a hipótese e vai decidir’’.
O presidente Fernando Henrique, segundo Amaral, fez questão de desmentir notícias veiculadas pela imprensa sobre a possibilidade de o ministro da Fazenda ter pedido demissão do cargo, em carta. ‘‘O ministro não entregou carta e não é verdade que ele (Malan) não foi consultado sobre a possibilidade de aumento dos juros (no dia 10)’’, assegurou.

mockup