Um levantamento feito pelo Sebrae em abril de 2020, aponta que o isolamento social impactou severamente os negócios de eventos no País. Juntamente com a Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), a pesquisa mostrou que das 2.702 empresas entrevistadas, 98% delas foram impactadas pela pandemia, com uma média de 12 eventos cancelados por empresa, isso no país todo.

Imagem ilustrativa da imagem Festas 'encolhem' durante pandemia

A consultora do Sebrae-PR, Liciana Pedroso, destaca que o momento é de inovar e se reinventar. “A união é um dos reflexos trazidos pela pandemia. Quando empresas se associam, ganham força de venda, mercado, compra, produção, marketing”, pontua.

Muitas empresas estão buscando alternativas para conseguir driblar a crise e atingir suas metas financeiras mesmo em tempo de pandemia. Em Londrina, já existem ações de alguns empreendedores que produzem um “Kit Festa” para as pessoas que estão reclusas em quarentena poderem comemorar suas festas sem deixar passar em branco uma data especial.

Em uma festa normal, as empresárias costumavam atender em média 100 pessoas com doces, salgadinhos e outros itens. No kit festa são atendidas entre cinco pessoas e 15 pessoas. Foram montados dois tamanhos de kit, um "PP" para até oito pessoas, e o P que atende até 15 pessoas, geralmente a família e poucos convidados.

A ideia foi da empresária Andressa Machado que se uniu com mais duas empreendedoras para colocar em prática este projeto. “Minha empresa surgiu em 2012, mas foi formalizada só em 2015 oficialmente, nosso intuito é fazer festas ecológicas e sustentáveis, sem desperdícios. Juntamente com minhas parceiras, começamos a desenvolver o trabalho neste período de quarentena, e os clientes foram se interessando cada vez mais", explica a empresária.

Ela ainda opina que a maior dificuldade nesse período de pandemia é tomar todos os cuidados com a higiene, e em como dividir o tempo de trabalho com filhos, afazeres domésticos, entre outras coisas. O Kit festa é composto por itens de decoração, bolo e doces, com entrega em domicílio. Os itens de decoração podem incluir toalha, boleira e suportes para doces reutilizáveis, topo de bolo, bandeirola, mix de balões, cachepô, vela. Bolo e cupcakes e os docinhos são garantidos pelas duas parceiras da iniciativa, as empresárias Suelen Miranda e Carina Segato, respectivamente.

Carina Segato, uma das parceiras do kit festa, conta que ela e Suelen Miranda já conheciam Andressa e que elas indicavam o trabalho das colegas para os clientes. “Adaptamos o kit em menor quantidade de produtos e readequamos a proposta de nossas empresas para que as pessoas continuem comemorando com segurança, e para movimentarmos nosso negócio”, explica Segato.

Elas acreditam que esta tendência de festas minimalistas vai crescer ainda mais. “Nosso objetivo é levar adiante este trabalho mesmo após a pandemia. As pessoas estão aprendendo a dar mais valor aos momentos de afeto, a comemorar em família e resguardar as pessoas mais importantes de suas vidas, é um período de conscientização. Não acreditamos que as festas grandes vão diminuir ou perder o sentido, mas que as festas dentro de casa irão ganhar mais espaço no mercado”, pontuam as empresárias, Carina Segato e Andressa Machado.