Feira traz produtos iguais aos da vovó
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 07 de dezembro de 2005
Erika Zanon<br>Reportagem Loc 
Os doces, geléias e conservas continuam iguais aos que a vovó fazia, mas a estratégia de marketing não é mais a mesma. A 1 Feira de Sabores, que acontece em Londrina, de hoje a domingo, no Armazém da Moda, reúne 150 expositores da agroindústria familiar, flores e artesanato, de todo o Estado.
''Essa é a oportunidade que os produtores têm de mostrar o que estão fazendo e consolidar-se no mercado'', frisou Abdel Nasser, coordenador estadual do programa de agroindústria familiar, ligado à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento. Segundo Nasser, colocar esses produtores em uma feira é uma estratégia de negócio, já que no evento eles devem receber dois tipos de público: o consumidor final e o atacadista e varejista.
A Feira de Sabores é realizada há seis anos em Curitiba. A edição é a primeira em nível estadual em uma cidade de interior, informou Nasser. Cerca de mil itens, de origem vegetal e animal, estão sendo expostos. Entre eles iogurte, açúcar mascavo, geléias, mel, produtos típicos de regiões, como a cracóvia - embutido produzido com a carne nobre do suíno - fabricada em Prudentópolis, ou a bala de banana, comum no litoral. Flores e artesanato rural, produzidos com fibra de bananeira e palha de milho, por exemplo, também podem ser encontrados.
São esperados cerca de 15 mil visitantes, que terão a chance, conforme Nasser, de adquirirem produtos como os que as vovós faziam antigamente. ''Esses produtores fabricam itens de altíssima qualidade e são todos legalizados no que diz respeito a parte sanitária, ambiental, jurídica e fiscal'', disse. Nasser reiterou que a proposta do programa é exatamente essa: tirar o produtor da ilegalidade e apresentar o mercado que ele pode conquistar.
Fora esse trabalho de campo e de incentivo, o programa do governo de apoio à agroindústria familiar também trabalha com ações pós-feira. ''Muitas pessoas visitam a feira e se perguntam onde poderiam encontrar aqueles produtos depois? O nosso objetivo também é disponibilizar esses itens nos supermercados'', disse Nasser.
Para isso, o governo está formando uma parceria com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) para colocar os produtos nas gôndolas dos estabelecimentos. Em todo o Estado a produção agroindustrial familiar já pode ser encontrada em 26 unidades, sendo três delas em Londrina. Segundo Nasser, há no Paraná mais de 1,8 mil agroindústrias familiares, que participam do programa do governo.


