Curitiba - Começou ontem no Centro de Exposições do Parque Barigui, em Curitiba, a principal feira do artesanato mundial no Brasil. Até o dia 9 de maio, a 12 edição da Feira Internacional de Artesanato (Feiarte) vai reunir 1,2 mil artesãos de 26 países e 25 estados.
Apresentações diárias de grupos folclóricos, Mundo Japão, casas temáticas, oficinas de artesanato e comidas típicas também são atrações da feira. Muitos artesãos produzem suas peças no pavilhão, dando oportunidade ao visitante de acompanhar todo o processo. O gerente de marketing da Diretriz Empreendimentos, promotora da feira, Jackson Hara, lembra que todos os produtos comercializados na Feiarte são 100% artesanais.
O público ainda terá a oportunidade de conhecer a cultura e o artesanato dos índios fulniôs e dos kaxinawás, do Acre. A expectativa da Diretriz é que 80 mil pessoas passem pelo Centro de Exposições do Parque Barigui, nos dez dias da feira.
A Feiarte conta, ainda, a participação de entidades e instituições que mantêm programas de apoio ao artesanato. O Sebrae, por exemplo, vai ocupar uma área de 1,1 mil metros quadrados na feira.
Hélio Cadore, diretor superintendente no Paraná, diz que o principal objetivo é divulgar o Programa de Artesanato desenvolvido pela entidade em todo o País. Ele lembra que, no Brasil, 8,5 milhões de pessoas estão envolvidas com artesanato e, no Paraná, estima-se que são mais de 25 mil artesãos e produtores manuais e perto de 350 associações e cooperativas de artesanato. Eles produzem e comercializam o equivalente a R$ 28 bilhões por ano, o que representa 2,8% do PIB nacional, quase o mesmo que a indústria automobilística, de acordo com Cadore.

- Serviço
Feiarte - 12 Feira Internacional de Artesanato, de 30 de abril a 9 de maio de 2004, Centro de Exposições de Curitiba, Parque Barigui. Aberta de segunda a sexta, das 16 às 22 horas; sábados, das 14 às 22 horas; e domingos, das 14 às 21 horas. O ingresso custa R$ 6. Menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam

mockup