Segundo o Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 25% da população nacional tem alguma deficiência, o que corresponde a 45 milhões de pessoas. Desde 1991, empresas com cem funcionários ou mais devem destinar uma parcela de suas vagas de emprego para PcDs (Pessoas com Deficiência). Mas mesmo diante da obrigatoriedade imposta pela Lei de Cotas, esses profissionais ainda encontram dificuldades para ingressarem no mercado de trabalho. Dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) apontam que apenas 1% deles ocupa um posto formal. Atualmente, cerca de 372 mil trabalhadores com deficiência têm carteira assinada no país.

Imagem ilustrativa da imagem Feira on-line facilita o acesso de PcD às vagas de trabalho
| Foto: iStock

Para auxiliar na inclusão de profissionais com deficiência ao mercado formal de trabalho, acontece de 20 a 22 de setembro a terceira edição da Inclui PcD, uma feira on-line criada em 2020 com o propósito de reunir em um único lugar quem oferta e quem procura por uma colocação. A participação no evento é gratuita e, para este ano, a expectativa dos organizadores é disponibilizar 15 mil vagas em todo o Brasil. No Paraná, há 272 vagas até o momento, em diferentes áreas e níveis hierárquicos. Entre as empresas participantes, estão grandes corporações, como Banco BV, Grupo Boticário, Grupo Soma, Lojas Renner e Pepsico. Há oportunidades para trabalho remoto e presencial.

A iniciativa é da Egalite, uma startup criada há 12 anos em São Paulo, e que atua na conexão, inclusão e capacitação de pessoas com deficiência. A primeira edição da feira aconteceu em 2020, no primeiro ano da pandemia, em razão da grande redução do número de vagas para esses profissionais. “Por conta da pandemia, a gente viu as empresas repensando muito seu formato de trabalho e percebeu que estavam contratando, mas sem foco para deficientes. Então, a gente teve a ideia de fazer uma grande feira que, a nível nacional, trouxesse emprego e capacitação para profissionais com deficiência”, explicou o CEO da Inclui PcD, Guilherme Braga.

Nos três dias, serão apresentadas lives e palestras pelas empresas participantes do evento, dirigidas aos 75 mil candidatos cadastrados na base da Egalite. O período de realização da feira foi escolhido em razão do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado nesta quarta-feira (21).

Além de oportunidades de trabalho, o evento também funciona como um canal para as empresas se conectarem com os profissionais com deficiência, oferecendo conteúdos gratuitos para capacitação. As empresas levam para a feira todas as vagas abertas neste momento. São vagas exclusivas para PcD, mas também há vagas gerais que podem ser preenchidas por pessoas com essa condição. “É isso o que a gente fala que é ir além da lei de cotas”, disse Braga.

Empresas e profissionais que tiverem interesse em participar da feira devem acessar o site incluipcd.com.br para realizar a inscrição.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.