A primeira edição do Projeto “Empregabilidade 50+ Apucarana” será realizado na próxima terça-feira (3), das 9 às 17h, no Espaço das Feiras. Idealizado pelo Fórum Desenvolve Apucarana e Cesa (Câmara de Ensino Superior de Apucarana), o evento será realizado em conjunto com a prefeitura municipal e tem como objetivo abrir as portas do mercado de trabalho para pessoas que já atingiram os 50 anos de idade.

“Estima-se que atualmente a cidade tenha um pouco mais de 30 mil trabalhadores nesta faixa etária e com certeza esta ação irá promover mais oportunidades para a reinserção no mercado de trabalho”, afirma o prefeito Júnior da Femac.

Segundo relata o gerente da Agência do Trabalhador de Apucarana, Neno Leiroz, a captação de vagas na indústria, comércio e setor de serviços foi feita nas últimas semanas. “A adesão ao projeto era esperada, mas a resposta foi ainda mais surpreendente. Recebemos o apoio de 15 entidades e inúmeros empresários que contribuíram para uma expressiva captação das vagas, que resultou em uma lista de mais de 300 vagas de emprego em diversos segmentos econômicos”, informa Leiroz.

CONSCIENTIZAÇÃO DE EMPRESÁRIOS

Segundo ele, a iniciativa também visa conscientizar o empresariado sobre as vantagens de contratar profissionais que já vivenciaram diferentes cenários. “Da mesma forma que abrir espaço para os mais jovens é uma decisão estratégica, a manutenção ou contratação de profissionais mais experientes também é algo importante, pois a bagagem é um fator preponderante na tomada de decisões, que impactam no dia a dia da empresa, contribuindo para a antecipação de problemas e soluções”, observa Leiroz.

LEIA TAMBÉM:

= Saiba como melhorar seu currículo e conseguir um emprego

ORIENTAÇÕES

Membro do Fórum Desenvolve Apucarana e um dos idealizadores do projeto, Luiz Sérgio Hilário informa que as pessoas interessadas em voltar ao mercado de trabalho terão orientação para preparação de currículo, elaboração de perfil profissional, acesso a cursos de capacitação gratuitos e disponibilidade de uma série de outras políticas públicas desenvolvidas pela prefeitura. “Uma iniciativa abrangente, capacitadora e inclusiva, que tem como intuito promover a igualdade e proporcionar oportunidades profissionais para pessoas com idade superior a 50 anos, colaborando para que ocupem lugar de destaque no mercado de trabalho”, diz Hilário.

OUTRAS ATIVIDADES

Durante o evento, os participantes terão acesso ainda à ginástica laboral, aferição de pressão arterial e orientação médica. “No encerramento, será realizado o tradicional Baile da Terceira Idade”, acrescenta Laércio Choratto, também membro do Fórum Desenvolve Apucarana.

(Com informações da Prefeitura de Apucarana)