Curitiba - A 19 edição da Feira de Imóveis começa amanhã e vai até o dia 15 de agosto no Estação Convention Center, em Curitiba. O evento é promovido pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR). Serão apresentadas cerca de 30 mil opções de imóveis, entre novos e usados, residenciais e comerciais, para venda ou locação.
A quantidade de imóveis expostos é o dobro da edição passada. Pela primeira vez, a feira terá uma praça financeira, com Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Companhia Providência. ''Neste local, o visitante poderá tirar as suas dúvidas sobre financiamento imobiliário, conhecer as linhas de crédito disponíveis e fazer simulações de pagamento por um período de até 30 anos'', explicou o presidente da Ademi-PR, Gustavo Selig.
Aproximadamente 65 construtoras, incorporadoras, imobiliárias, entidades e empresas do setor, com atuação no Paraná e em Santa Catarina, vão participar da feira, apresentando apartamentos, casas, condomínios, terrenos, lofts, chácaras, barracões, salas comerciais e lojas, com valores entre R$ 34 mil a R$ 6 milhões. Participam ainda cinco empresas de consórcio imobiliário. Mais de 40 lançamentos e pré-lançamentos de empreendimentos imobiliários serão feitos na feira. A expectiva é superar o número de 35 mil visitantes.
Mercado
O número de apartamentos lançados no primeiro semestre de 2010 é o maior dos últimos três anos, contabilizando 3.066 imóveis, 165% a mais do que em 2007. Destaque para as unidades de dois dormitórios, que tiveram um crescimento, neste período, de 437%, chegando a 1.267 unidades.
Dos 21.222 apartamentos lançados em Curitiba, apenas 5.030 estão disponíveis para a venda, 23,7% do total. O mesmo acontece com os condomínios de terrenos e casas, que contam com uma disponibilidade de 39% e 28% sobre a oferta lançada, respectivamente.
''Acreditamos que este crescimento vai continuar pelos próximos quatro anos por conta da demanda reprimida e por eventos como a Copa de 2014. Isto vai movimentar ainda mais o setor e contribuir para a manutenção do índice de valorização do imóvel que hoje é de 18%, em média'', conta Selig.
Dados da Ademi-PR mostram que o número de alvarás liberados para construção, em Curitiba, teve um aumento de 70% no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2009, totalizando 13.298 unidades.

mockup