Evento chega à terceira edição como um dos principais do setor no País
Marcos NegriniAPRENDIZADOEstudantes de Moda montam exposição sobre a história do vestuário, uma das tracões da feiraA Feira Moda Paraná, que será aberta hoje ao público no Pavilhão de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá, chega na terceira edição como uma das grandes feiras do setor de textil do País. O mais importante para os cerca de 200 empresários que participam da feira, no entanto, é de abrir espaço para moda criada no Estado. ‘‘Queremos transformar o Paraná em um centro difusor de moda e não apenas fabricar e vender roupas’’, explica o presidente do Sindicato da Indústria Textil de Maringá, Valdir Scalon. A feira foi aberta ontem com a presença da secretário da Criança e Assuntos da Família, Fani Lerner, que assistiu ao desfile do concurso Novos Talentos.
A feira será aberta hoje mostrando o que o Paraná produz e também abrindo espaço para o debate, em palestras com especialistas de diversas áreas. O ciclo de debates e a troca de experiências durante a feira faz parte do plano de desenvolvimento do setor. Governo e iniciativa privada apostam no crescimento da indústria textil em todo o Estado, a partir da divulgação da ‘‘moda produzida no Paranᒒ. Hoje o segmento emprega 100 mil pessoas, pelo menos 50 mil no Norte e Noroeste. O mais importante, revela Scalon, é que a indústria do vestuário apresenta um grande potencial de crescimento.
Todos os dias, às 15, 18 e 20h30 as indústrias que participam da feira farão desfiles para apresentar a produção da próxima estação, ou adiantar a moda para o inverno do ano que vem. Hoje, serão realizadas três palestras, sobre moda, o que é a feira e tendências do setor de vestuário. Antes do desfile dos expositores, uma apresentação da ‘‘Marca Paranᒒ, mostrando a qualidade da produção local. Todos os dias, até sexta-feira, visitantes e expositores podem participar de palestras sobre temas ligados à moda e à indústria do vestuário.
A feira dará oportunidade também para os profissionais que começam a se especializar no vestuário. Junto com a consolidação da indústria, o que ainda vem ocorrendo, apareceu a necessidade de especialização da mão-de-obra. O primeiro curso de moda de Maringá, do Cesumar, vai apresentar uma exposição durante a Moda Paraná, sobre a história da moda. São 20 modelos confeccionados em papel, repetindo o que era usado entre os anos de 1.500 e 1.850. A feira vai até sexta, e é aberta exclusivamente a profissionais do meio.

mockup