Faxina doméstica, um bom negócio
PUBLICAÇÃO
domingo, 29 de setembro de 2002
Maigue Gueths<br>Equipe da Folha 
Curitiba - Acompanhando uma tendência da vida moderna, um novo negócio se consolida em Curitiba: a faxina de casas, com empresas especializadas em fazer a limpeza de rotina das residências. A clientela é composta por pessoas que vivem sozinhas, têm família pequena ou não dispõem de tempo para administrar a casa.
Uma das vantagens é a comodidade, pois basta ligar, marcar o dia e deixar por conta da empresa que, além de se encarregar dos detalhes, como equipamentos e produtos de limpeza, determina o número de pessoas para realizar a faxina, e ainda se responsabiliza por qualquer dano que o proprietário possa ter.
As empresas têm em comum a promessa de um serviço ''mais profissional''. De acordo com Hélio da Silva Schin Lemos, proprietário da Fast Clean, o serviço básico consiste em limpeza geral de móveis, chão, banheiros, cozinha, além de vidros, esquadrias e escovação de azulejos.
A Fast Clean costuma trabalhar com equipes, a exemplo do que é feito nos Estados Unidos. O serviço básico em um apartamento médio, de 120 metros quadrados, é realizado por quatro pessoas em meio período, ao custo de R$ 65,00. Caso a pessoa peça a limpeza dos armários, das paredes ou carpetes, a jornada dobra e o a taxa passa para R$ 130,00.
A Home Clean, que está no mercado há 25 anos, presta serviços específicos, como limpeza de carpetes e estofados, e limpezas aprofundadas eventuais que preparam o ambiente na entrada ou saída das pessoas. Mas, a partir de 2003, vai entrar no mercado da faxina de casas, com serviços ainda não existentes em Curitiba, como a higienização do ambiente, por meio de um processo antialérgico,
Segundo o diretor comercial Alexandre Stadler, o diferencial será o atendimento. Pelo projeto, desenvolvido há um ano e meio, funcionários, previamente treinados, acompanharão todo o processo, identificando o perfil do cliente e planejando os serviço, e supervisionarão todo o trabalho das equipes dentro da casa.


