Curitiba - A farmárcia Ao Homeopata é uma das empresas que participa do Programa Primeiro Emprego. A empresa já contratou seis jovens. Há dois anos, foram contratadas as duas primeiras pessoas para o setor de serviços gerais. Hoje, a farmácia tem duas funcionárias efetivadas e duas em fase de experiência. As jovens que estão fixas no emprego atuam com manipulação de medicamentos e esterilização de vidros. As que estão ainda em contrato experimental, fazem esterelização de vidros e serviços gerais.
''Contratamos pessoas que não tinham condições de trabalho através do Primeiro Emprego. Uma delas foi demitida por falta de qualificação. Outra pediu para sair da empresa'', disse a farmacêutica e proprietária da farmácia, Ilona Stender de Oliveira.
''A gente tentou, pelo menos, pensando que o programa fosse adiante'', contou. Ela disse que há uma certa demora para receber o pagamento de R$ 1,5 mil por funcionário e acredita que o incentivo que o governo federal oferece é pouco e que poderia ser melhor. Ilona comentou que a empresa procura treinar os jovens que entram através do programa desde o começo, a partir disso, o funcionário vai evoluindo dentro da empresa. A farmácia tem 16 anos, 14 funcionários e é formada por uma rede de três estabelecimentos.
Denise Ribeiro de Lima, 22 anos, entrou na Ao Homeopata através do Primeiro Emprego. Na época, ela tinha 20 anos. Ela participou de um curso de qualificação dentro do programa mas na área de corte e costura. ''Depois que eu terminei o curso começaram a encaminhar para emprego'', contou. Na farmácia, ela começou como auxiliar de laboratório e hoje atua na manipulação de medicamentos. ''Fazia tempo que eu estava tentando um emprego'', disse. A formação dela é ensino médio. (A.B.)

mockup