Londres - A situação da oferta global de cereais deve melhorar em 2012/13, afirmou ontem a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Há indicações de um equilíbrio mais confortável do que na temporada 2011/12. A FAO manteve sua estimativa para produção de trigo no ciclo 2011/12 em 690 milhões de toneladas, 1,4% abaixo dos níveis recorde do ano passado. Mas os estoques globais ainda vão superar a utilização prevista em 2012/13, com estoques de passagem mais amplos.
A FAO elevou em 1 milhão de toneladas sua estimativa para os estoques de passagem globais em 2011/12, para 519 milhões de toneladas. A revisão se deve principalmente à expectativa de maiores estoques de arroz. Entre os principais cereais, a FAO afirmou que os estoques de arroz devem aumentar 11 milhões de toneladas, para 152 milhões de toneladas, enquanto as reservas de trigo devem crescer 7 milhões de toneladas, para 196 milhões de toneladas.
A organização acrescentou que os mercados de arroz também parecem estar bem abastecidos em 2012/13, depois de consecutivos anos de produção recorde, que ajudaram a impulsionar os estoques. As informações são da Dow Jones.

mockup