Produtores de Cascavel estão sendo qualificados para atuar com pequenas agroindústrias que eles próprios vão montar através de cursos da Escola de Treinamento Agropecuário de Cascavel (Agropec), mantida pelo Município.
Os cursos são realizados em parceira com as secretarias estaduais de Agricultura, do Emprego e Relações do Trabalho, com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador.
O treinamento faz parte do programa Fábrica do Agricultor, do governo estadual, que estimula a criação de pequenas indústrias de transformação da matéria-prima, caso de embutidos e defumados de carne.
O programa visa melhorar a renda das famílias, com a agregação de valor à produção primária. O curso, que é realizado em etapas, orienta também para a administração empresarial da propriedade rural.
Os participantes, quinze homens e mulheres, também são orientados para a gestão de uma agroindústria, cuidados na manipulação de alimentos, segurança alimentar e sua apresentação visual, para que tenham melhor aceitação pelos consumidores.