Falta de planejamento e desconhecimento da melhor forma de fazer seus pagamentos. Esses são os principais fatores que levam o consumidor a se tornar inadimplente, na avaliação do empresário colombiano John Aristizabal. Ele chegou ontem a Curitiba para participar do seminário ‘‘O que é crédito no Brasil e no Mundo’’. O evento, que é promovido pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e se destina apenas aos associados, termina hoje no Hotel Bourbon.
Aristizabal comparou as economias norte-americanas e latino-americanas. ‘‘Nos Estados Unidos o consumidor não precisa receber avisos de pagamento para saldar suas dívidas. Em muitos países da América Latina, é preciso que eles sejam avisados com antecedência’’, afirmou o empresário colombiano.
Ele apontou a fragilidade das economias nacionais, que apresentam altos índices de juros e desemprego, como fator que contribui com a inadimplência. O empresário disse que a solução seria ter maior rigidez na concessão do crédito e adoção de uma estrutura eficiente de cobrança.

mockup