Enquanto na média geral, o ganho real de salário (descontada a inflação) dos trabalhadores brasileiros foi de 29% entre 2004 e 2012, o dos empregados domésticos foi de 56%. O cálculo é do jornal Folha de São Paulo com base na Pesquisa Mensal de Emprego (PME) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A falta de mão de obra, principalmente a partir de 2008, é o que justifica o reajuste expressivo dos trabalhadores domésticos.
De acordo com o Sindicato dos Empregadores Domésticos do Paraná (Sedep), o salário de um empregado em Curitiba atualmente é de R$ 1,1 mil. "Por menos que isso é muito difícil encontrar um trabalhador qualificado", afirma o presidente da entidade, Bernardino Roberto de Carvalho. De acordo com ele, a tendência é que os empregados tornem-se cada vez mais "artigos de luxo" nas residências brasileiras.
"Há dez anos, as famílias de classe B e C concentravam o maior número de empregadores domésticos. Com o tempo, os trabalhadores contratados foram sendo trocados por diaristas e hoje muitas dessas famílias não conseguem pagar nem mesmo a diária", declara. De acordo ele, somente a classe A e parte da B continuarão empregando trabalhadores domésticos com registro em carteira.
Para Carvalho, se houvesse algum órgão que realizasse capacitação profissional nesta área, o problema seria contornado. "Há muita gente disposta a trabalhar, mas não sabe passar roupa ou cozinhar", afirma.
Apesar do crescimento real dos salários dos domésticos ser muito superior ao das demais categorias, a renda desses trabalhadores em 2012 correspondia a 40% da média de remuneração dos empregados no País, segundo a Folha de São Paulo. No ano passado, eles receberam R$ 721 em média - 6,7% a mais do que em igual período de 2011.
Ainda, segundo o levantamento, desde 2009 quase 130 mil pessoas deixaram o trabalho doméstico nas seis maiores regiões metropolitanas do País.
A reportagem não conseguiu contato com os sindicatos laborais de empregados domésticos em Londrina e Curitiba.

Imagem ilustrativa da imagem Falta de mão de obra eleva salário de empregado doméstico
mockup