A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep) promove de hoje a 9 de abril a Semana do Leite e Derivados que será realizada no Mercado Municipal de Curitiba. Vão participar do evento as indústrias Batavo, Frimesa, Lacto Bom, Líder, Rio Bonito e Witmarsum. O Paraná conta hoje com 301 empresas de laticínios, entre pequenas, médias e grandes. Mais da metade dessas indústrias têm registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF), o que permite a comercialização interestadual e internacional de seus produtos.
As indústrias de leite e derivados são responsáveis pela geração de cerca de 136 mil empregos diretos e indiretos. Em 2005, o Estado deu início à exportação de queijos e leite em pó, atendendo a todas as imposições do mercado internacional. As indústrias do setor faturam cerca de R$ 1,4 bilhão ao ano.
O Paraná tem 2 milhões de cabeças que fazem parte do rebanho leiteiro, composto pelas raças holandesa, jersey, pardo-suíço e seus cruzamentos. Perto de 50 mil propriedades paranaenses têm no leite a atividade principal.
O setor foi muito afetado com a descoberta dos focos de febre aftosa em Mato Grosso do Sul e no Paraná. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados (Sindileite-PR), Wilson Thiesen, só os municípios das regiões de Arapoti, Castro e Carambeí tiveram perdas que atingiram R$ 1 milhão com a aftosa.

mockup