Facilidade de crédito leva ao descontrole financeiro
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Fernanda Mazzini<br>Reportagem Local 
O crédito farto e a facilidade para obtenção deste dinheiro tem levado muitas pessoas ao endividamento. O problema tem ocorrido com bastante frequência simplesmente porque alguns consumidores não sabem lidar com o excesso de dinheiro disponível para crédito pessoal. ''Esse fenômeno é um processo recente, que nós não aprendemos porque nossos pais não sabem lidar com isso, assim como nossos avós também não viveram isso'', explica o professor universitário Douglas Romero.
Hoje ele ministra palestra durante o 6º Encontro da Saúde Financeira, promovido pela Ong Devedores Anônimos Grupo Londrina. O evento será realizado entre às 14 e 18 horas, no auditório da Catedral Metropolitana. Segundo Romero, serão trabalhados quatro temas: familiar, meio-ambiente, escola/trabalho e religião. ''A maioria das pessoas que fica endividada não conta para seus familiares. Eles só vão saber depois que as cobranças começam e que a dívida já está muito alta. Mas todos têm que ser cientes'', afirma Romero.
Segundo o professor, não existe receita para evitar as dívidas, mas depois que isso acontece somente uma boa estrutura familiar pode fazer com que o problema seja resolvido. ''Dívidas podem destruir lares e, por isso, o apoio da família é fundamental'', observa. Na sua avaliação, porém, os familiares não devem se unir apenas e quitar o débito sem conversar e conscientizar o endividado. ''A pessoa tem que entender o problema, rever os seus erros para que não aconteçam mais. Se o pagamento for feito sem conscientização, com certeza, a pessoa irá entrar em dívidas novamente'', salienta.
Compras parceladas também podem se transformar em verdadeiras armadilhas se não forem planejadas. Antes de fechar qualquer negócio, é preciso considerar outras dívidas, necessidades, eventuais emergências e até um desemprego. Romero acrescenta que já viveu esse problema na própria família e que, por isso, fala com conhecimento de causa. ''Os jovens, às vezes, podem ser influenciados pelos amigos na compra de roupas, calçados ou objetos eletroeletrônicos por status. Até a Igreja que a pessoa frequenta pode influenciar de alguma forma'', diz.
Serviço - O 6º Encontro da Saúde Financeira será realizado hoje, das 14 às 18 horas, no auditório da Catedral Metropolitana de Londrina. O evento é organizado pela Ong Devedores Anônimos Grupo Londrina. As inscrições são gratuitas, mas as vagas limitadas. Informações pelo telefone (43) 3336-5035.
SERVIÇO
- O 6º Encontro da Saúde Financeira será realizado hoje, das 14 às 18 horas, no auditório da Catedral Metropolitana de Londrina. O evento é organizado pela Ong Devedores Anônimos Grupo Londrina. As inscrições são gratuitas, mas as vagas limitadas. Informações pelo telefone (43) 3336-5035.


