Entre animais de argola e de campo, foram inscritos 15 mil bovinos para participar da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, que será realizada de amanhã a até o dia 14. Este número representa aumento de 15,38% em comparação com o ofertado no evento do ano passado, quando a feira movimentou R$ 7,8 milhões em leilões. ‘‘A expectativa é de resultado superior à receita do ano passado’’, diz Francisco Galli, presidente da Sociedade Rural do Paraná (SRP).
Galli diz que o momento é bastante favorável ao setor pecuário, ao contrário do ano passado, quando se temia no Brasil pelos reflexos da anunciada crise econômica e institucional da Argentina. ‘‘Havia um momento de apreensão muito grande com os rumos que tomaria o país vizinho e as possibilidades de sermos afetados pelas decisões deles. Felizmente para nós, não houve influência em setores vitais da economia brasileira’’, comenta.
Segundo o presidente da SRP, apesar de não ser excepcional, a atual safra agrícola deve contribuir para influir na decisão do produtor em investir na agropecuária. Além disso, pelo raciocínio de Galli, é preciso considerar que a carne bovina brasileira, pela qualidade e preço competitivo, busca aumentar a participação no mercado externo, principalmente na Europa. ‘‘Fator importante também nessa relação comercial, além da qualidade representada pelo boi verde, exigido pelos consumidores europeus, é dispor de oferta constante, o que nos torna um fornecedor confiável para aquele mercado’’, diz.

mockup