Exportadores de carne querem ser indenizados
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2001
Agência Folha De São Paulo 
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) quer mover uma ação na Justiça do Canadá para abrir caminho a pedidos de indenizações de empresas brasileiras e canadenses que se sentiram prejudicadas com o boicote à carne bovina brasileira. A retaliação do governo do Canadá durou 20 dias e terminou na última sexta-feira.
A Abiec está consultando escritórios de advocacia do Brasil, Estados Unidos e Canadá para ver como o caso pode ser encaminhado. Em dez dias, a associação deverá fechar contrato com um deles. A decisão do governo canadense prejudicou várias empresas, diz Enio Marques, diretor da Abiec.
Na ação, a associação vai mostrar que o governo canadense não poderia ter suspenso a compra de carne bovina do Brasil sem ter um parecer técnico de que o produto estava contaminado. Ao constatar que o boi brasileiro não sofria do mal da vaca louca, o Canadá voltou atrás.
A indenização proposta pela Abiec não será tarefa fácil. Diretores da própria associação consideram difícil mensurar o prejuízo, especialmente quanto à imagem do Brasil no exterior. Pelas regras da OMC, não é permitido que um país solicite indenização por ter sofrido uma retaliação. As empresas podem pleitear isso na Corte de Haia, na Holanda, que cuida de pendências internacionais entre empresas.


