Exportadores criticam medida em Brasília
Curitiba A Associação Nacional de Exportadores de Cereais (Anec) está lançando uma ofensiva contra o governo do Paraná. A entidade pretendia enviar ainda ontem ofício aos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento contestando a decisão do governo estadual de barrar caminhões sem certificado de transgenia.
A Anec não divulgou o teor do documento, por se tratar de uma questão ''política''. Mas a entidade diz que tem argumentos que desmerecem as decisões sobre transgênicos do governador Roberto Requião (PMDB).
Os governos de Santa Catarina e de Mato Grosso do Sul também contestam as decisões do governo no que se refere à entrada de caminhões com soja. Para eles, a certificação só deveria ser exigida dos produtos que se destinam ao consumo humano. Também o governo do estado de São Paulo estuda medida judicial contra o Paraná.
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Orlando Pessuti, disse que o Paraná tem respaldo na regulamentação dos transgênicos: Lei Federal nº 10.688 e na Medida Provisória 131. ''Talvez os caminhoneiros não saibam das regras, mas os grandes exportadores conhecem os textos e sabem que precisam da documentação'', explicou.
Ontem o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, afirmou que não iria comentar sobre o assunto dos transgênicos no Paraná. Ele disse que essa era uma questão que deveria ser resolvida pelo governo estadual. Pessuti disse que o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, ligou ontem para Requião parabenizando-o pelas decisões tomadas sobre o assunto.
Na semana passada, a Assembléia Legislativa do Paraná aprovou projeto de lei que proíbe o cultivo, comércio e industrialização de organismos geneticamente modificados e a exportação ou importação pelo Porto de Paranaguá. O texto deve ser sancionado pelo governador na segunda-feira. Ele deve vetar apenas um artigo do projeto, que criaria uma Comissão Estadual de Biossegurança. O veto seria necessário para o governo estadual não perder autonomia para decidir sobre transgênicos no Paraná.
O Paraná requisitou ao Ministério da Agricultura para ser declarado área livre de transgênico. Um ofício foi enviado na terça-feira por Requião. Santa Catarina também já tem lei que proíbe o cultivo de transgênicos e pode fazer um acordo técnico com o Paraná.





