Exportações para a Argentina
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 08 de dezembro de 2000
France Presse 
Argentina e Brasil assinaram ontem um acordo de equivalência nas áreas fito-sanitária e zoológica, com o objetivo de facilitar o livre trânsito de produtos alimentícios - principalmente frangos - entre os dois países, informou o secretário argentino de Agricultura, Antonio Berhongaray.
Pelo convênio as análises de risco sanitário serão feitas de forma conjunta entre os dois países.
Segundo o responsável pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (SENASA), Víctor Machinea, o acordo define um critério nas negociações relacionadas a frangos, arroz, suínos, alho, cebola e mel. Explicou que não houve pressões comerciais para sua assinatura.
O convênio bilateral entrará em vigor dia 30 de junho de 2001, e permitirá a formação de um grupo estratégico, encarregado de fixar prioridades para produtos e setores, além de estabelecer cronogramas de trabalho e a coordenação dos trabalhos. O acordo de equivalência não faz referência a obrigações de importação ou exportação entre os dois países.
Berhongaray destacou a importância do convênio que considera emblemático para a política de integração do Mercosul.
Contempla a análise em separado de grupos de produtos e subprodutos avícolas, bovinos, suínos, lácteos além do mel, entre outros, reconhecendo também na parte fito-sanitária tratamentos como quarentenas, redução de riscos, além de inspeções e testes laboratoriais.


