Expoingá deve movimentar cerca de R$ 280 milhões
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 12 de maio de 2014
Victor Lopes<br>Reportagem Local 
A Sociedade Rural de Maringá (SRM) aproveitou o feriado municipal em comemoração ao aniversário da cidade para abrir oficialmente a 42ª edição da Expoingá, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro. A feira iniciou na última quinta-feira, dia 8, e segue até o dia 18 de maio.
Ontem, a movimentação de público foi intensa no recinto durante todo o dia, já que a entrada era gratuita. O Governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), participou da solenidade oficial de abertura, juntamente com o prefeito da cidade, Roberto Pupin (PP), além de diversos deputados, vereadores e lideranças políticas.
Com 924 expositores de diferentes setores e expectativa de público de 500 mil pessoas, a SRM pretende ultrapassar a comercialização geral do ano passado, quando atingiu a marca de R$ 280 milhões. No total, estão expostos por volta de 12 mil animais e 14 leilões serão realizados até o final da feira (veja o quadro dos leilões). No leilão de abertura, por exemplo, a liquidez ficou na casa dos 80%.
O governador Beto Richa, durante entrevista coletiva, fez questão de salientar que a Expoingá continua conquistando seu espaço entre as principais feiras do Estado, e que cresce junto com o agronegócio paranaense. "É mais uma feira que se torna uma grande vitrine do setor. O Estado passa por um grande momento, principalmente em relação à sanidade animal. Graças a esse trabalho, estamos abrindo novos mercados internacionais, como o russo, que é exigente e muito rigoroso, mas paga bem. Já temos dois frigoríficos credenciados para exportar para lá e outros cinco em fase de habilitação", salientou Richa.
Já o presidente da SRM, Wilson Matos da Silva Filho, disse em entrevista à FOLHA que até o momento a movimentação da feira tem agradado a diretoria da Rural. "Queremos bater recordes tanto no público quanto na comercialização. Acredito que temos um momento propício para isso. Apesar de algumas adversidades climáticas, o agronegócio está com o cenário positivo, com bons preços de comercialização (das commodities) e também com elevada produtividade", sentenciou.
Filho disse ainda que a importância da Expoingá é unir, num mesmo espaço, o produtor rural, as empresas de implementos agrícolas e os agentes financiadores e fornecedores de crédito. "Até agora, nesses quatro dias de evento, acredito que os negócios estão satisfatórios para todos", complementou.



