Ex-consorciados têm prazo para cadastro no BC
Ex-consorciados
têm prazo para
cadastro no BC
Os clientes do Consórcio Nacional Apis e Consórcio Nacional Ouro Fino têm até o próximo dia 19 para se habilitar no quadro geral de credores do Banco Central, que vai definir os passivos dos dois consórcios. Através da comunicação dos consorciados, o banco vai poder fazer o levantamento do número de clientes lesados.
O funcionário aposentado do Banco Central e liquidante dos consórcios, Valdor Faccio, calculou que 700 pessoas foram lesadas pelo Consórcio Apis no Norte do Paraná. Publicamos um edital há cerca de um mês mas até agora só apareceram dois consorciados. O Apis também lesou clientes em Tupã (SP), Porto Alegre (RS) e Mato Grosso.
Os proprietários do Apis, Luciano Reis e Nicola Dias Pellacciam não recolheram tributos e nem encerraram a empresa oficialmente. Ele sumiram sem pagar ninguém, disse Faccio. O consórcio foi despejado do imóvel que ocupava em Londrina, na rua Sergipe, por falta de pagamento, segundo ele. O Banco Central está tentando localizar bens em nome deles para tentar ressarcir os consorciados.
Faccio disse que muitas pessoas que deixaram de pagar as parcelas e tinham dinheiro para receber no encerramento dos grupos não foram ressarcidas. Além disso, existem entre 50 e 60 ações trabalhistas na Justiça de Londrina, afirmou. Têm pessoas que já haviam quitado quase todas as parcelas quando a empresa deixou de funcionar e agora estão com veículos alienados.
O Banco Central vai tentar executar os devedores para repassar o dinheiro aos credores, segundo Faccio. Por enquanto, os credores não foram localizados. Se tiverem mais a pagar do que a receber, o banco vai encaminhar o processo para o judiciário pedindo a falência da empresa. Quem não se habilitar agora, poderá se habilitar depois que for decretada a falência. Os registros contábeis com a relação dos consorciados de junho de 97 a outubro de 99 também desapareceram.
A situação do Ouro Fino é mais fácil, segundo o liquidadente do BC. Como o sistema estava ativo, estamos conseguindo enviar correspondências para a maior parte dos consorciados, avisando do prazo, contou Faccio. Tanto a Apis como o Ouro Fino foram liquidados pelo Banco Central em outubro do ano passado. O telefone para contatos do BC é (0XX41)352-3939.





