Curitiba - Entre ontem e hoje, o Estação Embratel Convention Center, em Curitiba, recebe o 16º Salão Paranaense de Turismo. Segundo a representação paranaense da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-PR), organizadora do evento, cerca de 300 empresas expositoras do Brasil e de outros países (especialmente do Mercosul) participam do salão, representando diversos serviços do segmento, como agências de viagens, operadoras, empresas hoteleiras, companhias aéreas, locadoras de veículos e seguradoras. A expectativa é de que mais de 3 mil agentes de viagens passem pelo centro de convenções nos dois dias.
Segundo o presidente da Abav-PR, Celso Tesser, o principal objetivo do evento é propiciar o contato entre profissionais do turismo. ''O foco é fazer com que os agentes de viagem conheçam os produtos que eles vendem. Com as máquinas, hoje em dia, tudo fica muito frio''
Junto com o 16º Salão Paranaense de Turismo, está sendo realizada a 6 Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, organizada pela Secretaria de Estado do Turismo e pela Paraná Turismo. ''Queremos trazer turistas para ver as belezas do Paraná e que os agentes de viagem as divulguem. Nos últimos anos, essa é uma área que está melhorando no Estado'', explica o presidente da Abav-PR.
Tesser estima que este ano o fluxo de vendas do setor de turismo do Paraná aumentará entre 20% e 25%. ''Isso se tivermos um ano sem percalços, ao contrário de 2009, quando o setor sofreu com os casos de gripe A (H1N1) e outros problemas'', descreve. Mais informações sobre o salão podem ser obtidas no site www.abav-pr.com.br.

mockup