Nesta sexta-feira (10), o IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater) e a Embrapa Soja vão realizar em Alvorada do Sul o último evento do calendário do Giro Técnico da Soja. O objetivo é promover uma discussão entre extensionistas, pesquisadores e produtores sobre os resultados das boas práticas agrícolas e como essas tecnologias podem ser adotadas na propriedade.

Imagem ilustrativa da imagem Evento em Alvorada do Sul encerra Giro Técnico da Soja
| Foto: Divulgação/IDR-PR

O encontro está marcado para as 9 horas no Sítio Santa Zoé, de José Maria Romero, ao lado da Madeireira/Costelaria Alvorada. Se chover, o evento será transferido para o Centro Social Paroquial da cidade. Os organizadores ressaltam que é obrigatório o uso de máscara.

Desde o dia 29 de novembro, os técnicos das duas instituições já promoveram 16 eventos em vários municípios do Estado. Os encontros têm como foco as propriedades que são Unidades de Referência na aplicação do MIP (Manejo Integrado de Pragas), do MID (Manejo Integrado de Doenças), da FBN (Fixação Biológica de Nitrogênio) e do Manejo de Solos e Águas.

De acordo com o extensionista do IDR-PR Reinaldo Neris dos Santos, o programa visa diversas boas práticas agrícolas, entre elas a melhoria da qualidade do plantio direto e a redução da deriva de agrotóxicos. “O objetivo é aumentar o número de agricultores que adotem essas práticas, até porque, reduzir custo de produção significa mais dinheiro no bolso, principalmente neste ano difícil, com insumos caros. E o meio ambiente agradece”.

Nas áreas monitoradas pelo programa, chegou-se a reduzir em torno de 50% a quantidade de inseticidas aplicados, conta Neris. “Houve um ganho extraordinário até a primeira entrada da aplicação de inseticida. Com monitoramento, as aplicações de inseticidas foram realizadas quando se atingiu o nível de controle realmente indicado pela pesquisa, sem aplicações precipitadas”, contou.

Em relação aos fungicidas, houve uma redução de 36% na quantidade aplicada na cultura da soja. “É um ganho muito interessante para a primeira aplicação de fungicida comparado a aquelas áreas onde os agricultores não fazem o monitoramento, porque acabam aplicando muito antes”.

Por fim, Neris diz que também serão discutidas técnicas de coinoculação, com o uso de inoculantes de bradyrhizobium e azospirillum. “Isso tem aumentado a produtividade nas áreas que fazem adoção dessa técnica no plantio, misturando esses inoculantes à semente. Aqui em Alvorada do Sul, em três anos, a técnica promoveu um aumento de 8,97% da produtividade, com um custo relativamente baixíssimo”.

Neris ressalta a parceria com o Sindicato Rural e com a Prefeitura de Alvorada do Sul e diz que o convite está aberto a todos os produtores da região de Londrina. Mais informações podem ser obtidas na agência local do IDR-PR, pelo telefone (43) 3661-1517

SERVIÇO:

Giro Técnico da Soja

Local: Sítio Santa Zoé - Alvorada do Sul

Data: 10 de dezembro, às 9h

Gratuito