Sem a adoração de santos, os evangélicos buscam na Bíblia a inspiração para os produtos voltados aos fiéis. Além do mercado forte de livros e CDs, as camisetas e bijuterias engrossam a lista deste segmento. Nas estampas, versículos bíblicos, os Dez Mandamentos ou apenas palavras significativas. Os artigos, na maioria das vezes, são vendidos em livrarias do gênero.
''A crise chega, mas não nos atinge. Estamos aqui há oito anos totalmente sustentados por Deus'', afirma Filipe Rodrigues Fraga, integrante da igreja evangélica Embaixada de Cristo, que congrega um movimento espiritual que também comercializa uma série de produtos, na Livraria Betel, em Londrina. ''São artigos voltados para os cristãos. Mas tem muita gente que não faz parte de nenhuma igreja e quando entra aqui acaba se identificando'', completa.
As camisetas levam a inscrição O.R.E. (Operação Resgate Espiritual), que nasceu há mais de um ano como um ministério de evangelização dentro da igreja e virou uma grife. O público alvo são os jovens. ''Antes, as camisetas vinham de fora e agora passamos a produzir. Nossa intenção é produzir também meias, bonés e demais acessórios'', diz Fraga.
Quando questionado sobre o potencial do negócio, ele prefere falar do ponto de vista espiritual. ''O nosso objetivo é o evangelismo, mas isso (a comercialização dos produtos) é também um meio de Deus nos abençoar com a prosperidade'', acredita. (G.M.)

mockup