São Paulo - Apesar dos cortes propostos pelo presidente George W. Bush na semana passada, os subsídios agrícolas dos Estados Unidos considerados distorcivos pouco devem mudar se comparados com os valores concedidos nos últimos cinco anos.
Simulação feita pelo Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone) mostra que se as regras que fazem parte do projeto para a revisão da lei agrícola americana, conhecida por Farm Bill, tivessem vigorado entre 2002 e 2006, período da lei anterior, os EUA teriam desembolsado aproximadamente a mesma média anual de US$ 15 bilhões que destinaram para o pagamento de subsídios que afetam de forma negativa o mercado mundial.
''A proposta da forma como foi formulada é incapaz de permitir os avanços necessários para um desfecho das negociações comerciais da Rodada de Doha'', afirma Marcos Jank, presidente do Icone, que é financiado por grandes associações agrícolas. ''Mas o documento vai na direção correta''.

mockup