A cotação do petróleo retrocedeu ontem no mercado futuro de Nova York, depois que o vice-presidente e candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Al Gore, recomendou que o governo recorresse às reservas estratégicas para forçar a redução dos preços.
O contrato de referência (light sweet crude), para entrega em novembro, perdeu 1,24 dólar, ficando em US$ 34. ‘‘A baixa deve-se também a tomadas de benefício depois dos recordes alcançados nestes últimos dias’’, explicou Chris Schachte, analista da GSC Energy. A cotação do contrato para entrega mais próxima em outubro, que expirou quarta-feira, terminou no maior patamar em 10 anos: US$ 37,2.
A decisão de recorrer aos estoques estratégicos americanos para fazer o preço do petróleo baixar é ‘‘iminente’’, disse o secretário de Energia dos Estados Unidos, Bill Richardson. ‘‘Continuamos examinando a possibilidade de recorrer às reservas estratégicas petrolíferas se a oferta do petróleo e as condições dela o tornarem necessário’’, declarou a uma comissão na Câmara de Representantes, a qual analisa a alta do preço do petróleo.
‘‘Uma decisão é iminente. O presidente (Bill Clinton) estuda o tema neste momento’’, acrescentou o secretário de energia, que no entanto previu que ele ‘‘poderia escolher não recorrer’’ às reservas. Lembrou que, no passado, os diversos governos foram muito reticentes em recorrer a este recurso de extrema necessidade. ‘‘É necessário que enfrentemos uma emergência de caráter nacional para recorrer a estas reservas’’, frisou Richardson.

mockup