Com a pandemia do coronavírus, as ferramentas de videochamadas estão sendo mais utilizadas do que nunca, inclusive nas aulas das universidades. Na UniFil, em Londrina, os professores do curso de Ciência da Computação estão utilizando o Google Meet para ministrar suas aulas. Foi em uma dessas ocasiões que o aluno João Vitor da Costa Andrade, do terceiro ano do curso, percebeu que o professor não conseguia enxergar as perguntas que os estudantes faziam pelo chat ao mesmo tempo que repassavam o conteúdo da disciplina.

Imagem ilustrativa da imagem Estudante de Londrina enxerga lacuna no Google Meet e resolve problema
| Foto: Divulgação

"Alguns alunos não têm microfone e interagem pelo bate-papo da ferramenta. E eu percebi que a maioria dos professores que tem somente um monitor, ao compartilhar a tela e dar a aula, tem dificuldade de acompanhar o que os alunos estão escrevendo no chat. Eles têm que toda vez interromper a aula, voltar para a ferramenta e verificar o chat", conta Andrade.

Ciente do problema, o aluno tirou algumas horas de sua noite para desenvolver uma extensão para o Google Chrome (navegador da Google), uma espécie de software que usuários podem baixar na loja de aplicativos do Chrome para customizar a sua experiência de navegação.

Andrade é Aluno Tutor certificado pela Google para repassar à comunidade universitária os benefícios de utilizar as ferramentas tecnológicas da plataforma Google for Education.

A extensão criada por Andrade permite que o usuário receba notificações a cada nova mensagem no chat do Google Meet. "Aí o professor pode dar sua aula tranquilamente e ver as mensagens via notificações na tela", explica o aluno.

A extensão foi aprovada pela Google Chrome Web Store, e agora pode ser baixada e utilizada por pessoas de todo o mundo. "Agora todos têm acesso. Além disso, deixei aberto para quem quiser contribuir com o código e melhorá-lo", conta Andrade.

Uma solução simples, desenvolvida em poucas horas, para um problema que nem a Google tinha incorporado à sua ferramenta ainda. Para baixar e começar a usar a extensão, clique aqui.