Brasília A Petrobras adiou pela segunda vez a data de entrega das propostas para a licitação das plataformas de produção de óleo P-51 e P-52, uma obra orçada em cerca de US$ 1 bilhão.
Conforme o presidente da estatal, José Eduardo Dutra, antecipara à Agência Folha, algumas empresas pediram mais prazo para entregar suas propostas, dada à complexidade técnica exigida nos termos da licitação.
Pelo novo cronograma, a licitação foi adiada em um mês. A parte mais importante do contrato a construção do casco das plataformas e da unidade de processamento de óleo teve sua data mudada do dia 27 deste mês para 26 de fevereiro.
Em nota, a Petrobras informou que os estaleiros que participam da concorrência têm feito inúmeros pedidos de esclarecimento técnicos sobre os projetos.
A Petrobras não informou, porém, se serão adicionados às regras da licitação novos critérios para dar vantagem às empresas nacionais. Essa foi uma das bandeiras de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Uma das possibilidades em estudo é garantir que uma companhia instalada no país possa ficar com a obra se a oferta for muito próxima -um intervalo de 5%, por exemplo- da proposta de menor valor.

mockup