Estados que desenvolvem a Internet 2 já se interligam
A segunda fase do projeto para implantar no País a Internet 2 - infovia 45 mil vezes mais veloz do que a atual rede mundial de computadores - foi lançada ontem, em Curitiba, durante o primeiro seminário nacional sobre a Rede Nacional de Pesquisas 2 (RNP2). Nesta etapa, os atuais coordenadores da implantação da nova Internet (universidades e institutos de tecnologia) começam a viabilizar a interligação das 12 regiões metropolitanas envolvidas no projeto. A meta final é se unir aos Estados Unidos, onde a rede funciona desde 1998, até o final deste ano.
O programa para viabilizar a Internet 2 é considerado o mais importante no Ministério da Ciência e Tecnologia. O ministro Bresser Pereira, que esteve na cidade para a abertura do seminário, disse que a Internet 2 é prioritária e seu desenvolvimento depende da construção de uma rede de alta velocidade, que está sendo feita pelas empresas de telecomunicação. Com a Internet 2 enfocaremos os projetos voltados para as áreas de medicina a distância, educação à distância e bibliotecas virtuais, afirmou o ministro.
Para se ter uma idéia dos benefícios que a Internet 2 pode trazer para a sociedade, o coordenador geral da Rede Nacional de Pesquisa, José Luiz Ribeiro Filho, deu o seguinte exemplo: um médico nos Estados Unidos poderá acompanhar pelo computador uma cirurgia que está sendo feita num hospital no Brasil, em tempo real. Também será possível enviar pela rede todos os dados de uma enciclopédia de 15 volumes, em apenas um segundo, e fazer videoconferências sem enfrentar os constantes congestionamentos na Internet.
O orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia e das entidades envolvidas no projeto é de R$ 20 milhões ao ano. O dinheiro da União é de R$ 5 milhões, mas segundo Bresser Pereira, o orçamento poderá aumentar.
A nova Internet não vai substituir de uma hora para outra os serviços oferecidos pela atual rede mundial de computadores. Haverá uma migração das tecnologias e, à medida em que elas forem sendo desenvolvidas, haverá uma migração gradual para a Internet 2, afirmou o coordenador da Rede Nacional de Pesquisa.
José Luiz Ribeiro Filho define a Internet 2 como um megaprojeto nascido nos Estados Unidos que utiliza o que há de mais avançado em tecnologia.Ela elimina os problemas de engenharia identificados na Internet e permite que haja aplicações mais sofisticadas com característica de multimídia e de interação em tempo real, afirmou. Os dados serão transmitidos com mais segurança, rapidez e com prioridade de tráfego, acabando com os problemas de congestionamento.Kraw PenasMinistro Bresser Pereira na abertura do 1º workshop sobre Internet 2Carmem Murara





