Esperando o centro de convenções
A diretora executiva do Londrina Convention & Visitors Bureau, Miryan Siqueira Rosinski Alves, diz que existem dois grupos empresariais (um de Londrina e outro de São Paulo) interessados em construir um novo centro de convenções na cidade, conforme estudo de viabilidade feito pela empresa Jones Lang La Salle. Miryan diz que os dois grupos vêm se reunindo com o prefeito Alexandre Kireeff desde o ano passado, mas que não poderia revelar seus nomes.
O estudo de viabilidade encomendado pela Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) revelou que a cidade dispõe de 95 auditórios, sendo o maior com capacidade para 2 mil pessoas. E comprovou a falta de um local adequado para eventos entre 3,5 mil e 4,5 mil pessoas. Ao todo, o relatório da Jones Lang mapeou 44 espaços para eventos, com capacidade média de 340 pessoas cada.
Segundo o estudo, a cidade comporta um novo centro de convenções de 7.800 metros quadrados, com área para exposição, auditórios e 20 salas modulares, sendo capaz de abrigar 5.750 pessoas. O custo estimado da obra é entre R$ 18 milhões e R$ 28 milhões.
O diretor executivo da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Arnaldo Falanca, se diz otimista quanto à construção do centro de convenções. "Já estamos falando disso há alguns anos. Parece que agora a Prefeitura decidiu abraçar o projeto", afirma. Na opinião dele, o turismo de eventos é fundamental para a economia londrinense. "São pessoas com poder aquisitivo, que consomem bastante e que, depois do evento, saem para comer, beber, circular pela cidade", declara. Segundo Falanca, 30% dos gastos desses turistas são no setor de gastronomia. (N.B.)





