Espera para
obter informações
chega a 3 horas
José SuassunaPACIÊNCIAKelly: longa espera por uma simples informaçãoJosé SuassunaDICASandra: ‘Com lista no mural seria mais rápido’Kelly Patrícia dos Santos, auxiliar de limpeza da empresa Ambiental, ficou das 9 horas ao meio-dia na fila de espera do Posto da Previdência Santos Andrade, com a filhinha Karine de 7 dias nos braços só para receber informações sobre a documentação necessária para dar entrada no seu pedido de salário-maternidade.
Quando chegou sua vez, em menos de dez muinutos um funcionário passou a relação de documentos. De posse desta informação, ela reunirá a papelada e voltará novamente ao posto, para mais uma sessão de espera.
O absurdo da situação é vivido todos os dias nos postos do INSS por centenas de mulheres grávidas e mães recentes, que não têm a quem recorrer para agilizar estas informações. As clientes reclamam que o Disk Informações 0800 da Previdência vive ocupado ou não presta estas informações, as empresas também não sabem informar seus funcionários e, nos postos, não há nenhum cartaz ou orientação com a lista da documentação necessária.
A auxiliar de Serviços Gerais do Colégio Nossa Senhora do Rosário, Magda Regina Gabriel, grávida de oito meses, também passou três horas na fila, ontem, sem conseguir dar entrada nos papéis. Melhor sorte teve a dentista autônoma Sandra Jakobson, que deu a luz à menina Julia há um mês e meio. Previnida, ela reuniu um grande número de documentos e acabou conseguindo dar entrada no seu pedido ontem mesmo.
‘‘Eu tive que esperar três horas só para eles conferirem minha papelada. Agora vou para outra fila. Se tivesse uma lista no mural com a documentação necessária eu poderia ter ido direto para esta segunda fila’’, reclamava. (M.G.)