A concorrência no mercado de telefonia fixa em 10 estados está ameaçada. Não houve ontem propostas técnicas e financeiras na licitação que está sendo realizada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para as ‘‘empresas-espelho’’ da Telesp e da Tele Centro Sul. As ‘‘espelhos’’ de outras duas holdings receberam três propostas, que foram entregues na sede da Anatel, em Brasília.
A ‘‘espelho’’ da Tele Norte Leste será disputada por dois consórcios. No caso da Embratel, há apenas um interessado. As ‘‘empresas-espelho’’ estão sendo criadas para concorrer com as três holdings de telefonia fixa do País e com a Embratel. A Anatel irá relançar os editais de licitação das áreas que não obtiveram propostas.
A carência de investidores na licitação das ‘‘empresas-espelho’’ contrasta com o que ocorreu no leilão de privatização da Telebrás, realizado em julho deste ano, quando cerca de 20 empresas e consórcios disputaram as 12 holdings de telefonia criadas no país após a cisão da estatal. A abertura das propostas entregues ontem está marcada para o próximo dia 15 de janeiro, na Bolsa do Rio.
Empresas estrangeiras do setor de telecomunicações dominaram os consórcios que estão participando da licitação das ‘‘espelhos’’. Na disputa pela Embratel, o virtual vencedor é o consórcio Bonari Holding Ltda., formado pela Sprint (EUA), France Telecom (França) e National Grid (Inglaterra).
A ‘‘espelho’’ da Tele Norte Leste será disputada pelos consórcios Canbrá Telefônica S/A e Fixcel S/A. O primeiro reúne a Qualcomm (EUA), a Vicunha (Brasil), a Libermann (Argentina), a WLL International (EUA) e a Bell Canada (Canadá). O Fixcel acabou sendo o único consórcio totalmente nacional. Está por trás dele a Tele Centro Oeste Celular, que é controlada pela Splice do Brasil (de São Paulo).
‘‘É muito difícil concorrer com a Telesp porque ela é controlada por uma empresa muito agressiva (a espanhola Telefónica). Na Tele Centro Sul, a demanda é muito pequena. Avaliamos que a concorrência com a Tele Norte Leste será mais tranquila’’, disse o vice-presidente da Qualcomm do Brasil, Rafael Steinhauser.
‘‘Não consideramos a eventual fragilidade ou agressividade de nossos futuros concorrentes’’, afirmou o vice-presidente da Splice do Brasil, Paulo Roberto Freitas de Carvalho. Os representantes do consórcio Bonari não quiseram dar declarações.
A Tele Norte Leste reúne 16 ‘‘teles’’ estaduais, entre elas a Telerj, a Telemig e todas as operadoras nordestinas. A Embratel opera as ligações de longa distância (nacionais e internacionais) em todo o país.

mockup