São Paulo - A primeira semana de agosto foi bastante volátil no mercado financeiro, agitado por recordes no preço do barril de petróleo e novas denúncias contra o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles. A Bovespa, apesar de haver fechado em alta no pregão de sexta-feira, acumulou perdas de 3,06% na última semana.
De olho no desempenho futuro, a Gap Asset Management decidiu realizar uma troca em sua carteira sugerida. Tirou a ação da Ripasa e em seu lugar colocou o papel ON (com direito a voto) da Companhia Siderúrgica Nacional. ''Acreditamos que os fortes resultados apresentados pela indústria siderúrgica no segundo trimestre devam se repetir à frente, em razão da boa perspectiva do preço do aço no mercado externo e da demanda aquecida no mercado interno, o que vem permitindo significativo repasse de preços'', afirma André Vainer, da Gap Asset.
Na semana passada, o governo fracassou na tentativa de arquivar no Supremo Tribunal Federal (STF) as ações do PSDB e do PFL contra a lei que criou o novo modelo do setor elétrico. Isso teve impacto negativo sobre as ações de empresas de energia. O IEE (índice que acompanha o setor na Bolsa) registrou perdas de 6% na semana.

mockup