Os prontuários médicos, que reúnem todas as informações de pacientes e que formam grandes volumes de papel, estão com os dias contados. Eles podem ser substituídos por um sistema de gestão que centraliza toda a rotina das clínicas nas mais diversas especialidades. O projeto foi desenvolvido pelo empresário Everson Matias de Morais, especialista em sistemas de computação, que criou um sistema 100% web para as clínicas.
Morais explica que os sistemas usados atualmente nos consultórios se restringem apenas ao computador da recepção e com o novo sistema, as informações podem ser acompanhadas pelo médico desde o agendamento da consulta, por qualquer tipo de convênio ou particular.
Com o novo sistema, o médico terá uma série de outros benefícios além de reduzir o volume de papel. Ele terá acesso a todas as informações da clínica, onde quer que esteja, e ainda pode acompanhar a parte administrativa, financeira, de estoque, convênios, funcionários e tudo que faz parte da rotina de trabalho.
O criador do sistema diz que as informações ficam armazenadas em um servidor, o que permite o acesso até mesmo de um telefone celular. ''Neste sistema, as informações estão sempre atualizadas e o nosso cliente não precisa ficar fazendo back-up porque o sistema é automático''. Ele acrescenta que o sistema é totalmente seguro pela utilização da criptografia. ''As informações são gravadas em códigos diferentes daqueles que voce digitou, é como se fosse uma senha; a pessoa pode até ter acesso, mas não sabe o que é''. Morais não quis divulgar os valores para contratação do serviço.